Bem Vindo ao Portal Dislexia de Leitura do Hospital de Olhos

Abordamos aqui diversos assuntos sobre distúrbios de aprendizagem relacionados à visão e outros temas sobre educação, dislexia e síndrome de Irlen. Você encontrará artigos, notícias, informações sobre cursos, palestras, legislação e fóruns de debates sobre o tema dislexia, educação e outros.


Efeitos de Distorção Visual

Downloads para avaliações de Dislexia de Leitura


atividades diárias
habilidades acadêmicas

A importância do diagnóstico precoce dos Transtornos de Aprendizagem


Nos últimos anos, a relevância da identificação precoce dos Transtornos de Aprendizagem tem se tornado maior, principalmente pelos professores, fonoaudiólogos, família, psicólogos e pedagogos. A incessante busca por novas avaliações e metodologias de reabilitação constitui um grande avanço no diagnóstico precoce e no manejo de indivíduos com risco de apresentar alterações de leitura e escrita.

Os motivos para se estabelecer um protocolo para a identificação e diagnóstico precoce das dificuldades de leitura e escrita são muitos e fáceis de enumerar. O elevado custo financeiro e pessoal de crianças com os transtornos de aprendizagem é uma questão que os pais e professores se identificam.

Ao se estabelecer um diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem, cria-se uma organização de atendimento e estruturação de apoio que visam suprir as necessidades e o desenvolvimento de estratégias compensatórias destes indivíduos. Segundo Muter (2004), “as necessidades das crianças podem ser tanto satisfeitas com precisão quanto manejadas com sensibilidade”.

Quando uma criança é identificada em situação de risco para transtornos de aprendizagem, na idade de 5 a 6 anos, o prognóstico é mais favorável e o processo de reabilitação mais rápido. Isso se relaciona ao fato destas crianças terem adquirido muito menos conteúdo acadêmico e, conseqüentemente, fazem menos compensação do que aquelas com diagnóstico tardio.

Preencher lacunas na habilidade leitora de uma criança com um atraso do desenvolvimento de um ano, na idade de 6 e 7 anos, é muito mais simples do que transpor estas mesmas barreiras em uma criança de 12 anos. Nesta última, compensar estes anos de perdidos no processo de leitura é demorado, sem mencionar a dificuldade para enfrentar as demandas curriculares das escolas.

Outro grande motivador para o diagnóstico precoce reside no fato de que quanto mais a criança é exposta a eventos frustrantes e traumáticos relacionados à vida acadêmica, os sentimentos de fracasso afetam adversamente sua motivação e receptividade. Assim, muitos professores e profissionais reconhecem que o trabalho com as crianças menores se desenvolve com mais facilidade, pois estas ainda não experimentaram estes sentimentos.

E por último temos a questão financeira, uma vez que, identificado precocemente estes alterações, o tratamento de reabilitação seguramente é mais barato, pois a necessidade das sessões é menor do que em casos de diagnóstico tardio.


Laura Niquini de Faria CRFa. 6143 – Fonoaudióloga do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e Clínica Qualitá. Mestranda em Neurociências pela UFMG, consultora da Delfos Comunicação, COOPEN e do CEOP.




fabricio fabricio
bh - mg

teste

11/07/08

Gleciane Kinebre
Manaus - AC

gostaria de ter certeza se sou realmente dislexa, pois, conforme tudo que já li e observei, tudo indica que tenho, por isso, gostaria de um diagnostico ou um teste, oa a indicação de um especialista para ter certeza, e assim poder procurar tratamento.Grata Gleciane.

01/12/11

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Procure na internet a : Clínica e Institucional Hospital de Olhos Dr Ricardo G. Pois trouxeram para o Brasil a técnica Irlen e acredito são os únicos aptos a diagnosticar dislexia . Uma vez que a neurologia usa ainda o exame arcaico do tempo da pedra lascada o EEG- Eletro-encefalo-grama. Este endereço vai fazer toda a diferença em sua vida ! Jesus te ama ! Christian Mortensen

14/01/13

Cláudia Diniz
Belo Horizonte - MG

Olá. O endereço completo do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é Rua da Paisagem, 220, bairro Vila da Serra, NOva Lima, MG. Os contatos podem ser por telefone: (31) 3289-2124, pelo email dislexia6@holhos.com.br ou pelo site dislexiadeleitura.com.br Estamos às ordens. Cláudia Diniz Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães

14/01/13

SHIRLEI MOREIRA
BH - MG

Prezada Claudia, meu nome é shirlei, sou professora de português no estado e tenho uma aluna com 15 anos que tem muita dificuldade em ler, escrever e na matematica, como sou pos graduada em educação especial sempre tentei ajuda-la... só que o meu coração diz que a dificuldade dela não é por causa da preguiça e sim por nao saber mesmo, entao resolvi pesquisar mais sobre a dislexia e apliquei nela ate um teste que encontrei na internet (não sei se o site é de confiança). Bom, gostaria de saber como faço para encaminha-la a um especialista para analisar o caso dela, pois imagino que seja tudo muito caro e eles são muito pobres não tendo condições para bancar algum tratamento. Gostaria de receber algumas informações para ajudar esta minha aluna e sua família pois sei que ela sofre com suas dificuldades e eu também. Muito obrigada, meu tel é: 3568-3044 (BH)

22/05/13

..................................................................................

Mônica Alves de Oliveira Rodrigues Mônica Alves de Oliveira Rodrigues
Itapaci - GO

Tudo que você falou é a mais pura realidade. Tenho a experiência com meu filho de 12 anos, que foi diagnosticado recentemente aí no hospital de olhos. Sofremos muito até chegarmos a esse diagnóstico, ele principalmente que foi muito rotulado. Agora começamos uma nova etapa, recuperar o tempo perdido.

15/06/09

Christain Mortensen
Florianópolis - SC

Sra.Monica, tenho dislexia,hoje tenho 39, há 4 anos empreguei uma pesquisa por conta própria com especialista. Fizemos uma vitamina que tem como objetivo criar mais serotonina no cérebro e funciona ! A composição é a seguinta : Coenzima q10 25Mg, vitamina C 100mg, vitamina b6 1mg, vit b12 1cmg, magnésio quelado 150mg l-triptofano 100 mg, ac pantotenico 1,5mg zinco quelado 2,5mg ac folico 100mcg lecitina de soja 100mg. Espero poder lhe ajudar,pois fui muito humilhado em escola,por causa da dislexia,porém descobri que ela era efeito colateral de uma sindrome de XXY,espero que não seja o caso do seu garoto. Pesquise também o livro: " Transforme seu cérebro,transforme sua vida " Dr.Daniel Amem e se tiver possibilidades faça um spect scan, responde mais do que o EEG-eletroencefalogra. Seu nome é o nome de minha mãe. Boa ,sorte Christian !

31/07/09

alda maria aguiar cruz
barra do jacare - PR

sou prof. de língua portuguesa, estou fazendo pós - graduação em psicopedagogia e pretendo fazer minha monografia com o tema dislexia, até para eu entender melhor sobre o assunto e poder ajudar outras pessoas a entenderer. por isso gostaria de receber de vcs mais informações q possam me ajudar a fazer um bom trabalho. obrigada. alda

02/08/09

alda maria aguiar cruz
barra do jacaré - PR

por gentileza, se vc Cristain Mortensen, puder se corresponder comigo para me ajudar no desenvolvimento do meu trabalho de tcc sobre dislexia eu agradeço, preciso de informações concretas sobre o assunto e algo q vai poder ajudar as pessoas q tem esse problema. aguardo resposta. alda

02/08/09

Eleni
Recife - PE

Li o comentário acima e Christian e gostaria de manter conat com ele para sabe um pouco de su experiencia e desenvolvimnto academico,seno dislexo. Abraços

22/10/09

Eleni
Recife - PE

A digitação acima ficou horrível.Problemas no teclado. Deixo me e-mail eleninalon@hotmail.com

22/10/09

Helena Glaziela
Várzea Grande - MT

Sabemos que em qualquer deficiencia, disturbio ou transtorno o diagnóstico precoce é a melhor saída, mas infelizmente nem todos os diagnósticos estão disponíveis, os preços são altos, os profissionais raros, principalmente nas cidades longes dos grandes centros, o que faz com que quando conseguimos o diagnóstico certo o estrago já é enorme

09/11/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Peço desculpas pela demora a resposta. Por favor se me enviar e-mail, coloque portal da dislexia, pois sou muito desconfiado com nomes que desconheço na net. me coloco a disposição de quem precisar de informações. Foi muito duro minha infancia e adolescencia e tudo que descobri quero dar de presente, para que outra pessoa não passe pelo que eu e minha família passamos. Depois de 34 anos penando, digo que primeiro busquem uma igreja(evangélica) depois recomendo os profissionais que me assite, Dr.Zan Mutacchi(genetico),Dr.Daniel Giannella Neto(endocinologista), Dr.Édson Amancio(neurologista). Fiz exame de X-fragil, cariotipo, Spect Scan e ressonancia magnética funcional parcial(mãos) na Labs Dhor no Rio de Janeiro. Há pouco tempo estive em Svendborg(Dinamarca) conversando com genetico pesquisador Dr.Andersen Jensen. Pesquisei vitaminas em Brasilia Veloso, único neuro-endocrino-fitoterapeuta do Brasil, más friso que toda a pesquisa a qual foi feita foi Deus me capacitando para esta jornada, pois fazem 5 anos e Deus é sensacional ! Fez muito por todos estes anos de busca me orientando por onde ir e quem procurar e que exame fazer. Hoje quando os falo : -Deus me disse para procurar em determinado lugar, não há mais resistencia médica,sensacional,más custou muito, pode perguntar a estes profissionais ! Abraços, Christian Mortensen !

20/12/09

Eleni Nalon
Recife - PE

Bom dia Christian!Passei por aqui ja algum tempo,licomentários seus e me intressei,por ter uma filha dislexa. Hoje ela está cursando 2 ano de veterinária que faz parte de uma longa e dura jornada, porém so temos a agradecer. Gostaria de poder fazer algumas perguntas a vc já que percebi ser um vencedor e é isso que desde que percebemos a dificuldade em nossa filha fizemos, ajuda-la encontrar sempre novas possivbilidades. Ainda passa momentos dificeis na faculdade mas sempre com garra.Fico aguardo sua resposta. Abraços Eleni Nalon

28/04/10

anderson humberto(portal da dislexia)
sao luis - MA

estou me graduando em matematica e vou falar de prblemas de aprendisagem na minha monografia ,por favor preciso de orientacoes de vcs da area com informacoes ,materias ,fontes bibliograficas,...

29/04/10

Marli Lorena
Roseira - SP

Sou Professora a 23 anos e fui gestora em escola Municipal 4 anos, no momento estou na gestão de uma Escola de Educação Especial, APAE-Roseira e confeço que "apanho" muito com os novos desafios. Estou fazendo pós em DM e gostaria muito de ter mais informação sobre deilexia. Abraços. Marli Lorena

17/08/10

Marli Lorena
Roseira - SP

Sou Professora a 23 anos e fui gestora em escola Municipal 4 anos, no momento estou na gestão de uma Escola de Educação Especial, APAE-Roseira e confeço que "apanho" muito com os novos desafios. Estou fazendo pós em DM e gostaria muito de ter mais informação sobre deilexia. Abraços. Marli Lorena

17/08/10

Claudya P
Brasilia - DF

Ola Christian, Gostaria de te dar os parabens pela sua pesquisa e determinaçao de procurar informação de qualidade que se aplique ao seu caso e comseguir tratar adequadamente. Parabens,e do fundo do coração vejo que sua disposição em compartilhar o conhecimento adquirido na sua jornada de procura esta ajudando muitos de diferentes pontos do pais. O meu caso tambem é de busca, so que de TDAH, meu filho foi diagnosticado com este quadro, e mora em Florianopolis, estou precisando encontrar um profissional para fazer vitaminas e suplementos para o caso de meu filho e vc citou um neuro-endocrino-terapeura, Brasilia Veloso, vc poderia me repassar o contato deste profissonal. Gostaria de saber tambem quem te receitou o PET SCAN ou SPECT e se teve que viajar ate os EUA na clinica do Dr Daniel Amen...como soude do dr Daniel Amen...muito agradeceria suas informações e se vc puder me contactar diretamente meu e-mail :cpiazera8@gmail.com eu gostaria muitissimo de falar com vc. Um grande abraco e mais uma vez parabens pela sua iniciativa de compartilhar de forma tao aberta sua experiencia.

31/10/11

Christian Mortensen
Florianópolis SC - SC

Boa Tarde ! Jesus te ama e eu te amo em Jesus ! ´ Minha vida mudou graças a Jesus Cristo que orientou os médicos por sonhos e todo o material foi estruturado através do site www.pubmed.com O Dr. Arnoldo Velloso, é o único neuro-endocrino-fitoterapeuta do Brasil, é facil encontrá-lo pelo Google, a clinica dele fica em Brasília. Na época os médicos que me assistiam eram contrários a um fitoterapeuta , porém quando souberem que se tratava do Dr.Arnoldo Velloso ,ficaram curiosos apenas pelo receituário deste médico. Na época me receitou Argenina,corrigiu a formula das vitaminas para gerar mais serotonina no cérebro e se divertiu com a teoria de criar hormonio de crescimento no corpo com 5 HTP,argenina e uma série de vitaminas. Este médico tem formação em neurologia na Alemanha, endocrinologia no exterior e a fitoterapia também no exterior. É um genio na medicina e não cobra como um neurologista que bate o tacape no exame de EEG uma vida inteira ! meu e-mail é :christian.mortensen@uol.com.br . Hoje moro na Paria dos Ingleses, e, se não fosse o Banco itaú desmoronar meus projetos pessoais,por hora, já teria posto a disposição mais deste material para a comunidade. Um abraço, Christian Mortensen

16/07/12

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Jesus te ama e eu te amo em Jesus !!! O e-mail é christian.mortensen2uol.com.br

18/07/12

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

christian.mortensen@uol.com.br

18/07/12

..................................................................................

anna carolina costa anna carolina costa
fortaleza - CE

adorei a materia, gostaria de estar sempre informada.

19/06/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Anna, Para você se manter informada sempre cadatra-se no site e, recberá nossa news latter. Att, Laura

22/06/09

Ana Maria Macagnan
São Leopoldo - RS

Gostaria de receber mais informações sobre dislexia. Ok

02/08/09

Lourdes
- SC

Ana gostaria saber se conseguiu algo sobre dislexia. tenho um neto com esse problema. se tiver envia via email. beijos ana

16/10/09

Maria Irene Gomes
Recanto das Emas - DF

Sou professara de Ed. Infantil e estudante do curso de pedagogia, vou fazer minha monografia com tema dislexia (referente à Ed. Infantil). Pode me ajudar com informações sobre o assunto? Um abraço Irene

25/10/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Lhe recomendo o Instituto Irlen. O livro transforme seu cérebro transforme sua vida, pois há meios modernos de se diagnosticar quadros específicos com o uso do teste de Spect Scan e entender as comorbidades psiquicas de forma adequadas. Recomendo também sempre vitaminas e apliquei argenina para dislexia e ajudou muito. Há um floral chamado pulsatila ch 7 que ajuda o as células se adaptarem a uma nova medicação e ou alimentação, impedindo rejeição organica. Na realidade o corpo é regido pelo Espírito Santo de Deus, que entra dentro do DNA . A Bíblia é a espada do Espírito e Jesus Cristo é nosso único Senhor e Salvador !

16/07/12

..................................................................................

Julia Caldas Julia Caldas
Porto Alegre - RS

Laura adori o artigo,achei que você descrveu realment o que acontce com nossas crianças. Sou professora e sei como é difícil recuprar as crianças que são idntificadas muito tarde.Parabéns ficou muito bom mesmo

22/06/09

..................................................................................

Paula Nunes Paula Nunes
Rio de Janeiro - RJ

Achei o artigo muito bom, as escolas e os pais deveriam ficar atentos para isso que você disse: Diagnóstico precoce. Se todos os alunos recebessem este diagnóstico precoce as coisas poderiam ser diferentes para todos....

22/06/09

..................................................................................

renata savazi renata savazi
itapetininga - SP

é uma verdade minha filha também tem e ela passa muito mal na escola e de uns tempos pra ca ta dificil mandar ela pra escola ela tem 14anos e fora a deslixia ainda ela sofre muito do sistema nervoso ela ainda fala muita coisa errada é muito nervosa se puder me ajudar eu agradeço osrecursos são poucos obrigado adorei a matéria

26/06/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Renata, O melhor que você pode fazr para a sua filha devido a todos estes problemas mencionados é leva-la para uma avaliação fonoaudiológica. Procure saber se na sua cidade tm clínicas escola ou atendimento pela prefeitura. A sua filha só não pode ficar sem atendimnto. Att, Laura

29/06/09

..................................................................................

Carmen lucia Alves Pereira Rosa Carmen lucia Alves Pereira Rosa
Uberaba - MG

Tenho um filho com 09 anos de idade e tento descobri o que ele tem que não desenvolve nao aprendizado,ele esta fazendo ha um mês tratamento psicopedagogoa, psicologa e fonauldiologa, e estou esperando um exame pra constatar se o celebro esta recebendo as informações que ele ouve que se chama pac, proceso auditivo central!!!Adorei o seu artigo

30/06/09

Nubya Nagly Gonçalves dos Santos
Uberlandia - MG

Passo pelo mesmo problema seu, meu filho acabou de completar 10 anos, e as vezes fico perdida... queria alguns conselhos seus.

22/03/14

..................................................................................

Carmen lucia Alves Pereira Rosa Carmen lucia Alves Pereira Rosa
Uberaba - MG

Tenho um filho com 09 anos de idade e tento descobri o que ele tem que não desenvolve nao aprendizado,ele esta fazendo ha um mês tratamento psicopedagogoa, psicologa e fonauldiologa, e estou esperando um exame pra constatar se o celebro esta recebendo as informações que ele ouve que se chama pac, proceso auditivo central!!!Adorei o seu artigo

30/06/09

..................................................................................

rosangela ferreira da silva nascimento rosangela ferreira da silva nascimento
são lourenço da serra - SP

gostei muito do artigo pois ele me ajudará nas atividades da minha pós graduação em psicopedagogia e tambem na minha atuação em sala de aulae como é importante o diagnóstico precoce doTDA.

09/07/09

..................................................................................

Rosana Matuciak dos Santos Lenhaverde Rosana Matuciak dos Santos Lenhaverde
São Paulo - SP

Olá doutora,estou no dilema o que fazernão consigo descobri o que acontece com meu filho,pois já passou por vários exames e nunca tem um diagnóstico,agora ele tem 10 anos desde os 7 venho a procura de um diagnostico,estarei realizando novamente uma serie de exames com ele pois o seu aprendizado não esta indo bem,pois participa de tudo que há em sala mas não assimila? Gostaria que me orientace o que fazer?

10/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Rosana,não conheço a história completa de seu filho, mas sugiro pelo que você relatou que faça um exame de processamento auditivo central, muitas vezes esta dificuldade em assimiliar pode estar associada a um distúrbio do processamento auditivo central. Acho que alguns testes de mémoria também poderiam ajudar no diagnóstico. Att, Laura

14/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Rosana,não conheço a história completa de seu filho, mas sugiro pelo que você relatou que faça um exame de processamento auditivo central, muitas vezes esta dificuldade em assimiliar pode estar associada a um distúrbio do processamento auditivo central. Acho que alguns testes de mémoria também poderiam ajudar no diagnóstico. Att, Laura

14/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Rosana,não conheço a história completa de seu filho, mas sugiro pelo que você relatou que faça um exame de processamento auditivo central, muitas vezes esta dificuldade em assimiliar pode estar associada a um distúrbio do processamento auditivo central. Acho que alguns testes de mémoria também poderiam ajudar no diagnóstico. Att, Laura

14/07/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Sra. Rosana e Laura: A medicina evoluiu,a genética também conta : Diria para começar por um teste de cariótipo.(contagem hormonal, ajuda ver sindromes). No campo cerebral, fazer um spect scan e ler o livro : -Transforme seu cérebro tranforme sua vida dr.Daniel amem clinica amem Estados Unidos(em portugues). Se ,se isso não resolver então um teste de X-frágil. Boa sorte, pesquise no site internacional para médicos de nome : Pubmed e descubra o que precisar nos centros de medicina mais avaçados do mundo para qualquer doença ! Boa sorte, Christian

31/07/09

..................................................................................

Alice De Mossi Alice De Mossi
Palmitos - SC

Achei a matéia interessante e importante também, pois trabalho com uma criança com deficiência visual e microcefalia, gostaria de receber mais informações sobre a sdificuldades que estas crianças possuem na aprendizagem. Obrigada.

11/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Alice, temos no nosso site um link com vários artigos uqe tratam destas dificuldades e outras alterações encontradas nestes pacientes. Att, Laura

14/07/09

..................................................................................

Aparecida Bernegossi Ferreira Aparecida Bernegossi Ferreira
Limeira - SP

Por favor Drª desde 2 aninhos o Tiago fez fono por 4 anos, com 5 anos começou com pscisóloga e com 7 anos com pscicopedagoga e até o momento continua, já fiz todos os exames necessários e ele é uma criança normal, até essa semana que é 20/07/07 resolvi levar em um neuro em Campinas-SP, onde constatou que ele é uma criança Disléxia, mas não entrou com nenhum medicamento, ele disse que a escola que tem que resolver esse problema e eu fui à escola e ela me disse que não tem nenhum aluno que tenha esse problema, estou com receio que eles não consigam lidar com ele, essa escola é particular e ela não está preparada para esse problema, mas está disposta a conhecer mais sobre esse assunto, vc por favor poderia enviar um email sobre a Dislexia e como deve ser o tratamento p/ que eu possa levar até a escola p/ que eles possam tratar o estudo do Tiago como deve ser, para que ele não fique tão atrás das outras crianças, hoje ele tem 8 anos e está no 2º ano, pois eu reprovei ele no ano de 2008, pois a escola não aceitou fazer prova oral onde ele tirava nota de 7,5 a 9,5 até o meio do ano, a partir de agosto fizeram só prova escrita onde abalou-o pois suas notas caíram p/ 1,5 a 3,5, sua auto estima está super abalada, preciso de sua ajuda me aconselhe por favor...

22/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Aparecida, Se seu filho foi diagnóstico com dislexia e, você possuem um laudo do neurologista, a escola é obrigada por lei a dar ao Tiago tratamento diferencial, como por exemplo prova oral entre outros. Aproveita para lhe enviar a lei. Att, Laura

25/07/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Eu aconselharia a senhora clocar seu filho numa escola Waldorf ou Montessori ou ainda na fundação Lumiar do Sr.Ricardo Semmeler, pois estão mais aptas a lidar com a situação do seu filho, gostaria que minha mãe tivesse feito isso por mim,hoje 39 anos. Espero poder ajudar. Christian

31/07/09

Rosana
Descalvado - SP

OI APRECIDA TENHO UM FILHO Q TEM DIFICULDADE NA ESCRITA ELE TEM NOVE ANOS FAZ FONO DESDE DOS 5 ANOS SEMPRE FOI ALUNO DE MEDIA 7 É A MEDIA DA ESCOLA.ELE NÃO GOSTA DE ESTUDAR ESSE ANO DE 2011 SUA MEDIAS ESTÃO ABAIXO DA MEDIA MAIS FORAM AS PRIMEIRAS PROVAS,LEVEI ELE NUM NEURO Q ME PEDIU PRA FAZER UM EXAME PRA VER SE ELE TEM DESLEXIA MAIS CUSTA MUITO CARO. GOSTARIA Q VC ME FALASSE O Q VC FEZ PRA DESCOBRIR Q SEU FILHO TEM DESLIXIA/ OBRIGADA

22/04/11

nivia madona de oliveira silva
carandaí - MG

olá tenho 25 anos deis meus 7anos comesei a ter tda ja fui em medicos psicologas mais ainda não resolveu o meu problema eu estou desesperada precisando de ajuda eu não sei o que eu faço me liga por favor 03291258628 ou 03137315038

29/02/12

Suely Mesquita
Belo Horizonte - MG

Tentamos entrar em contato nos telefones acima mas não conseguimos. Solicitamos que entre em contato conosco pelos números 31 3289-2072/2077. Estamos aguardando!! Att. Suely Mesquita Psicopedagoga Clínica e Institucional Hospital de Olhos Dr Ricardo G

02/03/12

..................................................................................

Georgina Sena Georgina Sena
Belém - PA

Cara Professora, fiquei de olhos brilhantes ao ver a matéria sobre dislexia.Trabalho em uma sala de Apoio Pedagógico e atendo um grupo considerável de crianças disléxas.Há momentos que fico em desespero sem saber o que fazer. Preciso de sugestão de atividades. por favor não me abandone.Mande algo para eu poder usar com meus queridos alunos. Obrigada.

25/07/09

Laura Niquini
Bh - MG

Prezada Georgina, Existem várias atividades que podem ser realizadas com crisnças disléxicas. Porém o mais importante é trabalhar com elas questões referentes a rimas, aliteração, consciência fonológica, memória, noção espacial e temporal. Te sugiro atividades como caça-palavras, jogo da memória com letras e números, loto dos fonemas, atividades para preencher lacunas, sequência lógica. Sugiro que você procure no site www.smartkids.com.br lá você vai encontrar diversa atividades. Att,Laura

27/07/09

Georgina Farias
Belém - PI

Prezada Laura,obrigada pelas sugestões de atividades e pela recomendação do site.Estou muito grata.

27/07/09

Georgina Farias Sena
Belém - PA

Prezada Laura, peço desculpas pela postagem anterior, referente ao meu Estado. Eu levantei para atender um telefonema e minha netinha mudou o Estado colocou PI, e eu não prestei atenção e enviei. Mais uma vez obrigada.

27/07/09

..................................................................................

Sílvia Amaral Sílvia Amaral
BELO HORIZONTE - MG

Boa Noite Dr.Laura, minha filha de 5 anos precisa fazer o exame de processamento auditivo central,estou com o pedido do SUS,mas o mesmo não oferece o exame e particular está inviavél,pois meu marido está desempregado.enfim...gostaria de saber se vc tem conhecimento de alguma instituição que faça esse exame gratuito(PUC,UFMG...)?

29/07/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Sílvia, Você está certa, a PUC-Minas e a FEAD,oferecem este tipo de exame sim. Para agendar um horário você deve ligar para estas duas instituições. Ambas ficam na região Savassi e são próximas a praça da Liberdade. Att, Laura

30/07/09

Sílvia Cristiane
BH - MG

Dr. Laura,muito obrigada pelo atendimento. Liguei para a FEAD e agendei um horario para a realização do exame a um custo baixissimo. Deus te abençoe.

03/08/09

..................................................................................

Camila Cristina Costa Amuy Camila Cristina Costa Amuy
Ipiaçu - MG

Estou concluindo o curso de Psiclologia e estou fazendo meu trabalho de Cnclusao de Curso em Dislexia,preciso de artigos cientificos e dados comprovados com um numero grande de resultados.Por favor se estiver como me envie no meu email. etou grata....

04/08/09

Laura Niquini
BH - MG

Olá Camila, em nosso site você vai encontrar mais de 100 referências e artigos que tratam de dislexia e Síndrome de Irlen. Att, Laura

11/08/09

..................................................................................

solange solange
GUARULHOS - SP

Estou precisando de ajuda no meu Tcc sobre Dislexia. Estou no 8º semestre de psicologia e começamos a introdução do trabalho. Por favor ficarei esperando resposta. Abraços

11/08/09

Laura
BH - MG

Olá Solange, no nosso site você vai encontrar mais de 100 referências bibliográficas sobre estes temas. Ente no link Ref. Bibliográficas. Att, Laura

12/08/09

..................................................................................

Ana Solange Obadoski Ana Solange Obadoski
Foz do Iguaçu - PR

Exelente informação; qdo recebi esta informação da psicopedagoga do meu filho cai em desespero; preciso de + informação.

17/08/09

Laura
BH - MG

Prezada Ana, que tipo de informações você gostaria de receber. Att, Laura

19/08/09

..................................................................................

viviane linhares viviane linhares
goiânia - GO

quero saber mais sobre a dixlecia desde pequena tenho dificuldades em aprender

27/08/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Viviane, em nosso site você vai encontrar várias informaçõs sobre dislexia e Síndrome de Irlen. Temos também uma série de artigos cintíficos sobre estes temas. Att, Laura

31/08/09

..................................................................................

ricardo josé cortez ricardo josé cortez
araraquara - SP

ola . dra. Laura, adorei esse artigo e tambem esse site . Sou também portador de dislexia e disturbio do processamento auditivo central.Depois de44 anos que tive esse diagnóstico,atraves de umfolheto de propaganda de uma fonoaudióloga ,com a qual faço meu tratamento hoje.Estou indo bem, mas no iníco foi muito dificil,pois eu errava todos os exercícios com fone de ouvido pra tentar relacionar palavras com sons parecidos.dizem que seria bom aprender tocar um instrumento musical.pois é muito bom e até cura dislexia e disturbio do processamento auditivo central, isso procede? Tbm faço exercícios com letras d musica , escrevendo o que eu ouço e depois interpreto do jeito que eu entendi, tirando o que a letra quer dizer. Acho isso muito gostoso de fazer.Tenho muita dificuldade em leitura amo ler, tenho muita fé e esperança em me curar e começar a ter uma vida normal como as outras pessoas ,já que fui muito prejudicado na minha vida escolar ,toda vida e em empregos . vou me despedindo esperando seu retorno, ok um grande abraço ricardo cortez

28/08/09

Laura Niquini
BH - MG

Przado Ricardo, Ficou satisfita m sabr q

31/08/09

Laura Niquini
BH - MG

Przado Ricardo, Ficou satisfita em saber que você faz terapia fonoaudiológica, pois só com o acompanhamento você poderá ter uma reabilitação completa. Quanto a música, sem dúvida pode ajudá-lo muito, no entanto, só isso não basta para sua reabilitação, o ideal e associar a música a terapia fonoaudiológica. Att, Laura

31/08/09

Sayonara
ARARAQUARA - SP

Ola Ricardo, tb moro em Araraquara e tenho lido muito sobre o assunto, pois acredito que tenho dislexia. Porém nao conheço ninguém que trate desde problema aqui e procuro um profissional. Vc poderia me falar o nome da sua fonoudiologa? Obrigada

09/03/12

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Olá Ricardo ! O Instituto dos olhos em Belo Horizonte pesquisa a dislexia a partir da genética e possuem autorização do Instituto Irlen para fazer exames . A Técnica Irlen identifica a falta da cromatina em seu cérebro(nas laterais do cérebro existe um programa cerebral que transforma Luz(tudo que vemos está em luz)em figuras,faces e tudo que vemos no cotidiano. O Instituto dos Olhos em Belo Horizonte possui o equipamento que identifica a falta de uma específica cromatina)padrão de cor faltante no programa cerebral) em seu cérebro ,o qual leva a gerar a DISLEXIA . A DISLEXIA é a sintomática ou o alerta do cérebro pela falta de uma facha de cor um padrão colorido no programa cerebral,fazendo o cérebro trabalhar forçado. Neste Instituto, são empregados slides coloridos para se colocarem sobre a leitura ,dos fundos brancos , disléxicos não gostam de ler textos com fundos brancos,irrita,e o slide sobreposto a leitura,cria, um fundo da cor necessária ou faltante a cada tipo de pessoa,no meu caso é o verde ! Há também o recurso de se fazer um óculos com a cromatina faltante e com isso normaliza-se muito os efeitos da dislexia(eu não os fiz)porém o Instito Irlen diz que acontece. Ressalto também no meu ponto de vista que deficiências esteja ligadas em grande parte a problemas da falta de aceitar o Sr.Jesus Cristo como ùnico Senhor Suficiente Salvador e fazer o batismo nas águas para remissão de pecados,sou evangélico ! Na questão orgânica te indico também o 5 htp e a argenina

05/01/13

..................................................................................

Sandra de Fátima Caetano Sandra de Fátima Caetano
Apucarana - PR

Adorei seu artigo sobre o assunto esclareceu muitas dúvidas a dislexia e um assunto que me despertou uma grande paixão .Por isso escolhi fazer meu tcc.sobre o assunto e ficaria muito grata se você me enviasse mais artigos sobre o assuno um abraço Sandra.

06/09/09

..................................................................................

kelen kelen
rio grande - RS

minha filha tem 07 a prof. acha q ela tem algum problema,e eu gostaria de saber mais sobre a dislexia como posso saber se é dislexia ou nao. obrigada

13/09/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Kelen, o ideal é procurar profissionais especializados, como o fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista. Estes profissionais são habilitados para diagnósticar e tratar de casos como dislexia. Att, Laura

15/09/09

kelen
rio grande - RS

Obrigada pela atençao levei minha filha na Neuro pediu um exame eletroencefalograma. ainda nao fiz o exame mas quando tiver o exame dou respostas.

12/10/09

..................................................................................

Hiana Patricia Hiana Patricia
Recife - PE

É sempre bom pesquisar e se inteirar das peculiaridades da Dislexia...Gostaria de mais informações sobre o curso previsto p Novembro, Grata.

15/09/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Hiana, o curso de novembro acontecerá nos dias 19,20 e 21, aqui no Hospital de Olhos, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Fique atenta aos nossos comunicados e, acesse nosso site. Att, Laura

15/09/09

..................................................................................

Pamela Righy Pamela Righy
Belo Horizonte - MG

Prezada Drª. Laura Niquini, gostaria de saber, se o tratamento para dislexia é possivel somente quando o diagnostico e dado na faixa de idade 5 aos 12 anos, mais ou menos, ou se è possivel tratar a pessoa na fase adulta da vida (especificamente em torno de 22 anos)? Como fazer, onde ir e quem procurar? Obrigada.

21/09/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Pamela, o diagnóstico tratamento da dislexia Síndrome de Irlen, são tanto para crianças quanto para adultos e idosos. Não existe uma idade para que isso ocorra. Para identificar e tratar você deve procurar um fonoaudiólogo, neurologista psicólogo para uma avaliação detalhada. Qualquer dúvida entre em contato (031) 3289-2072

21/09/09

..................................................................................

Michelly Barros Michelly Barros
Brasilia - DF

Prezada Drª. Laura Niquini,estou com suspeita do meu filho Rafael Augusto de 07anos ter dislexia, mas na verdade não sei por onde começar,Ele tem problema de adenóide e que está infuênciando um pouco na audição, hoje vou solicitar ao otorrino exame de audiometria e encaminhamento para fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista.Conforme li sua resposta para Pamela,mas não sei como agir e até onde a escola tem obrigação de me ajudar, perguntei se eles tem psicopedagogo e me disseram que não.Meu filho estuda nessa escola desde os 2anos de idade,é uma criança ativa e desatenta,a 1 mês o coloquei na aula de reforço e estou tentando ensina-lo com jogos educativos, didáticos e com ajuda da professora de reforço ja percebi algumas mudanças. A professora da escola me disse que tenho que exigir mais dele , comentei com ela sobre a dislexia ,mas ela não me deu muita bola ,acho que nem sabe o que é,e continuou dizendo que tenho que apertar ele pois ta com muita dificuldade,trabalho o dia todo, sou separda e fico pensando se sou culpada por não ter tempo para ele.Não sei se a escola estaria preparada a lidar com uma criança disléxa,a escola em nenhum momento nem suspeitou ,a professora de reforço que suspeitou. Será que estou indo pelo meio correto? Aqui em Brasília,encontro pessoas especializadas neste caso? Será que é caro este tratamento?ou tenho pela rede publica? No plano de saúde tenho estes especialistas? Me ajude???

23/09/09

silvana mirts santana
Brasília - DF

Oi Michelly,bom estou passando por esse problema,minha filha de 9 anos foi diagnostica com dislexia,ela estuda em escola pública,no qual ate agora não tive nenhum apoio ou que a escola suspeitasse disso,quem me alertou foi o meu marido,tem muito conhecimento e lê muito sobre isso,bom a levei a um profissional que foi indicado por uma amiga minha da faculdade que é professora,então depois de algumas avaliações, chegou ao diagnostico...No primeiro momento agente leva um choque,sente culpa,pq tb sou separada do pai dela,o qual nao me da nenhum apoio..Tb ja procurei atendimento publico,mas ate agora nao encontrei nenhum..E o tratamento nao fica barato,pq tem varios profissionais envolvidos: Psicologos,Fonoaudiologos,Psicopedagogos,etc.... A dra Alice quem esta fazendo acompanhamento da Lara,é formada nas 3 areas,o que facilita mais ainda... Se desejar mais informação pode entra em contato comigo...Att... Silvana

19/10/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Jesus te ama e eu te amo em Jesus ! Sra. Silvana , AMOR DÊ MUITO AMOR, CONVERSE COMO ELA SE SENTE,diga a ela que a senhora sabe que ela tem dificuldades e que ajudá-la de todas as formas. Um dislexico(a) faz poucas coisas ao mesmo tempo, no máximo duas coisas, o tempo de atenção é menor, geralmente até duas horas de atenção plena, a dislexia é a falta de uma patente de cor do programa cerebral de visualização e compreenção de formas e compreensões psiquicas e emocionais. O instituto Irlen representado pelo hospital do olhos em Belo Horizonte e com profissionais no Brasil, possuem um plastico colorido para colocar sobre a leitura de fundo branco, que muito irrita um dislexico. Deixo meu e-mail para contato . christian.mortensen@uol.com.br Deus te abençoe em nome de Jesus Cristo !

16/07/12

Edvaldo Henrique
Bambuí - MG

Silvana preciso tirar uma duvida com você, entre em contato comigo. edvaldohenrique@rocketmail.com

19/11/13

..................................................................................

Laura Niquini Laura Niquini
BH - MG

Prezada Michelli, o ideal no seu caso, é que você realmente procure por uma equipe interdisciplinar para uma avaliação detalhada. Os profissionais mais indicados são o fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo e um psicopedagogo.Após estas avaliações você poderá ter um diagnóstico e poderá dar início a terapia caso seja necessário. Você realmente está no caminho certo, quando notamos algo de diferente temos que recorrer aos especialistas. Boa sorte. Att, Laura

23/09/09

..................................................................................

marislane brito marislane brito
manaus -

o artigo e otimo, eu queria mais orientaçao, pois meu filho vai completar 10anos agora em 4/10/09.e ele tem dificuldades em escrever respostas nas provas,em copiar da lousa , se pergunto algum assunto ele responde,nao sei se e mesmo o problemas, pois enfrentei muitas mudanças de professores na escola,ele parecia q escreveria c/ a esquerda mais mudaram para direita gostaria de saber como faço para descobrir se ele e portador de dislexia ou defte de atenção.Nao sei os isames que tem que ser feito , estou desesperada pois sou chamadas quase todos os dias na escola. ele parece que quer chamar sempre atençao,so faz atarefa se eu estiver perto e isso enrolando,parece q nao consegue se concentrar a letra e um garrancho e grande, nao consigo organizar seus cadernos,e nunca cumpre o que eu peço para fazer me ajuda

24/09/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Marislane, Para que você tenha uma diagnóstico de seu filho sugiro que procure por um fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e psicopedagogo. Estes profissionais são aptos para identificar e indicar a melhor conduta terapêutica para o seu filho. Att, Laura

27/09/09

..................................................................................

marislane brito marislane brito
manus -

a professora dele diz que ele se disperça rapidamente na sala, qualque coisa chama a atençao dele e ele nao consegui dar siguimneto nas tarefas , dia 28 tiveram um simulado da prova brasil , para avaliaçao da escola, ele errou bastante porque nao conseguiu interpretar varios textos , e depois ao passar para o cartao as respostas marcou as altenativas erradas no cartao que nao era as mesmas do gabarito. Ele fica muito ancioso com qualquer coisa ,e diz que eu nao dou atençao a ele , so para irma, tenho muito medo ,me ajude a ajuda-lo ,

24/09/09

..................................................................................

Leidiane Leidiane
Ipameri - GO

Gostei muito da matéria pois indica que estou no caminho certo. Meu filho de 6 anos foi diagnosticado com dislexia,ele faz tratamento com fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional. Ele também tem TDAH e faz uso de medicação. Gostaria que você me mandasse essa lei para eu poder levar na escola que ele estuda pois meu maior problema é a falta de compreensão por parte de alguns funcionários.

25/09/09

..................................................................................

marislane brito marislane brito
manus -

ja fui em fonoaldiologo e me diceram que nao tem nada, esta tudo bem , tem exame especifico para dixlecia , a psicologa disse que esta tudo bem tambem só foi a troca de maos na infancia , por isso essa dificuldade , so falta o neurologista, tenho medo por que aqui os medicos parecem que nao se importa com seus pacientes eles nao param para escultar , tenho medo de um diagnostico errado e depois prejudica-lo ,gostaria de me informar quais exames que ele deve fazer para eu tentar argumentar com os medicos para depois eles darem os seus parecerem , obrigada mais uma vez

02/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Marislene, exietem sim testes que identificam a dislexia. O diagnóstico é sempre dado por uma equipe interdisciplinar formada por fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, neurologista e terapeuta ocupacional. O ideal é procurar por todos eles e, aguardar o final das avaliações. Att, Laura Niquini

02/10/09

..................................................................................

Lidiane Simon de Lemos Lidiane Simon de Lemos
São Paulo - SP

Adorei a matéria, mas preciso de ajuda tenho um filho com 13 anos ele não lê, sofro muito por favor me indiquem um local aqui em spaulo para que eu possa leva-lo sofro muito...

04/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Lidiane, você pode procurar em nossa lista de profissionais habilitados aqui mesmo no site, no link Rede Habilitada. Lá você vai encontrar vários profissionais habilitados em nosso método. Att, Laura

05/10/09

..................................................................................

Leonete Borges Fca.Leonete Borges de Almeida
Fortaleza - CE

Oi Laura, Excelente seu conteúdo. Gostaria de saber que dados básicos vc coloca na planilha para os professores triarem os alunos aos screeners?Envie-me por favor. abraços

05/10/09

..................................................................................

Carmem Sindelania Barros O. Sirio Carmem Sindelania Barros O. Sirio
Ouro Branco - MG

Laura Niquini, Conforme a mensagem da Sra Christain Mortensen de Florianópolis - SC, sobre uma vitamina que tem como objetivo criar mais serotonina no cérebro e que diz funcionar, com a composição seguinte : Coenzima q10 25Mg, vitamina C 100mg, vitamina b6 1mg, vit b12 1cmg, magnésio quelado 150mg l-triptofano 100 mg, ac pantotenico 1,5mg zinco quelado 2,5mg ac folico 100mcg lecitina de soja 100mg. Gostaria de saber o que voce acha dessa formula para uso em criança (12 anos) com défite de memorizaçao e aprendizagem escolar, inclusive já fez uso de Ritalina e não deu grande resultado, a não ser na caligrafia e comportamento que melhorou muito; E qual a quantidade diária recomendada ? Aguardo resposta. Agradecida, Carmem Sindelania.

06/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Carmem, como havia respondido a Christain, não tenho conhecimento sobre esta vitamina bem como seus efeitos no organismo. Sugiro que você procure um médico para lhe dar maiores informações e orientações sobre o uso deste complexo. Att, Laura

07/10/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Sra.Carmem Sindelania Barros. O Christian Mortensen,eu, acho um "CRIME"dar ritalina a uma criança, pois ela precisa mais de serotonina e a mesma é fabricada pelo complexo B no corpo:Muito médicos ganham 10% de caixa de ritalina vendida.Seu filho(a)precisa de vitaminas adequadas.Aconselho ver dr.Arnoldo Velloso em Brasília,ler o livro transforme seu cérebro transforme sua vida e o Neuro0 que me acompanha é o Dr.Édson Amancio em São Paulo e Santos,conhece minha história de vida,pode tocar no meu caso,todos os médicos possuem a atorização de comentar meu caso, para que nehuma outra criança e adolescente passe pela falta de informação e dificuldades que eu passei na escola,foi o que eu pedi a Deus quando pedi a direção na fé que fizesse justiça no meu caso de falta de atenção e memorização e que ajudasse outros crianças e adolescentes

18/07/12

..................................................................................

Rosâñgela aparecida de castro Rosâñgela aparecida de castro
Lucas do rio verde - MG

Eu tenho um filho de 9 anos ele tem dificuldade no colegio ele so cupia do quadro ele nao lê eu estou desesperada ja fiz tudo os izamez ate agora nada diaguenosticado oque eu devo fazer naõ sei oque fazer.

17/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Przeada Rosângela, em primeiro lugar sugiro que procure por uma equipe interdisciplinar formada por fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e psicopedadgogo. Pois estes profissinais são habilitados para identificar e tratar de alteraçoes e transtornos de aprendizagem. Att, Laura

18/10/09

O Christian Moretnsen
Florianópolis - SC

Jesus te ama e eu te amo em Jesus ! A formula foi amplamente pesquisada, más recomendo dois médicos : Dr.Arnoldo Velloso único neuro-endocrino-fitoterapeuta do Brasil e o Dr. Daniel Giannella Neto -Professor Reitor da faculdade Usp de São Paulo e recomendo também Dra. Natalia Barbieri Pagani -nutricionista de esportistas na cidade de Santos - SP. Deus abençoe em nome de Jesus Cristo !

16/07/12

..................................................................................

Silvia Amaral Silvia Amaral
Planaltina - DF

Boa tarde, Gostei muito do seu artigo, mas ainda preciso de algo mais para concluir o meu TCC, já que o tema é bastante amplo, e ainda é um pouco dificil de encontrar material de fácil acesso. Se puder, me mande algo por favor.

19/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Silvia, em nosso site há uma extensão lista de referências bibliográficas e, artigos sobre este e alguns outros temas relacionados. Ao entrar no site clique no link Referências Bibliográficas. Att, Laura

21/10/09

..................................................................................

marilene marilene
recife - PE

onde posso encontrar ajuda?

25/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Célia, você pode passar por uma avaliação com um de nossos profissionais habilitados aí em Recife. Para ncontrá-los entre no link Rede Habilitada procure por seu estado, lá você encontrará todas as informações destes profissionais. Att, Laura

26/10/09

..................................................................................

Rita de Cássia Brandão Martins Rita de Cássia Brandão Martins
Barra de São João -RJ - RJ

Boa Noite! Gostaria de ajuda. Pois minha filha 06 anos tem vários problemas na aprendizagem. Ela estuda em horário integral fazendo diariamente aulas de reforço pela manhã, faz aulas particulares aos sábados de 9h ao 12h e aulas à noite conosco em casa.Porem nada parece ajudar a neurologista recomendou uma Psicopedagoga e fonodiologa. Porem a Psicopedagoga antes de começar o tratamento fez uma avaliação e nesta avaliação informou que ela tem todas as características de Disléxica, hiper ativa, déficit de atenção e baixo índice de concentração em seu laudo disse não poder afirmar estes dados, pois faltam ainda alguns meses para ela completar 07 anos data esta em que ela poderá fechar o laudo..Temos o plano de Saúde da Sul América e gostaria de saber se na Clinicas dos Olhos teremos chance de um diagnóstico definitivo e um tratamento Pois não temos como ficar de braços cruzados por tanta tempo. E somos pressionados todos os dias pelo colégio o qual diz não saber mais que técnicas usar com ela. Gostaria de saber quanto tempo ficaríamos em BH para esta avaliação e se poderíamos nos hospedar no Hotel da Clinica e quanto isto nos custaria. Ateciosamente, Rita de Cássia Brandão Martins.

25/10/09

Marina Botelho
BH - MG

Prezada Rita, favor verifique em seu email nossa resposta ao seu comentário no intuito de esclarecer suas dúvidas. Qualquer outra informação, entre em contato através do (31) 3289 2072

26/10/09

Laura Niquini
BH - MG

Prezada Rita, aqui no Hospital de Olhos atendemos seguindo a Metodologia Irlen, baseada em filtros seletivos. Pacientes que tem esta alteração são beneficiados com o uso dos filtros. Para sabermos se este é o caso de sua filha, precisamos realizar uma série de exames e testes aqui no Hospital de Olhos. Att, Laura

02/11/09

Christian Mortensen
Florianópolis - SC

Sra. Rita de Cassia : Jesus te ama e eu te amo em Jesus ! Dona Rita, o neurologista atirou para todos os lados, sua filha precisa fazer um teste de X-frágil, pois a neurologia está precisando passar pelo um up-grade,e,para ser totalmente justo, são as faculdades precisam ser feito um up-grade total,porque o corpo reage de acordo com a genética de comando inicial. Depois a endocrinologia e depois a neurologia. O TESTE DE X-FRÁGIL detecta tudo no corpo a partir da genética e esclarece tudo. Deus abençoe me nome de Jesus Cristo ! Christian Mortensen.

16/07/12

..................................................................................

gisel garcia gisel garcia
carapicuiba - SP

por gentileza doutora gostaria de sua ajuda, pois estou fazendo meu ttc em dislexia e as dificuldades de aprendizagem em leitura e esta faltando um pouco mais de bibliografias sera que vc poderia me dar umas dicas? desde ja muito obrigado!

12/11/09

Laura
BH - MG

Prezada Gisel, em nosso site no link Referências Bibliográficas você encontrará vários artigos e referências que irão lhe ajudar muito em seu TCC. Att, Laura

12/11/09

RENATA GONCALVES SILVA
CONSELHEIRO LAFAIETE - MG

Olá Laura, fiquei orgulhosa de saber que quem escreveu esse artigo foi uma pessoa da minha turma de faculdade. Achei pertinente seus comentários sobre o diagnóstico precoce dos transtornos de aprendizagem, que é essencial para um bom prognóstico. Parabéns! Abraços.

13/11/09

..................................................................................



e-mail:
senha:
Esqueci minha senha

Entre os dias 23 e 26 de outubro aconteceu a 21ª edição do Curso de DARV


Saiba como foi

A Fundação HOlhos totaliza cerca de 1.525 profissionais capacitados, de 20 estados brasileiros


Saiba como foi

Fundação Hospital de Olhos inicia capacitação de professores da rede municipal de ensino de BH.


Saiba mais

O Curso de SDP, nos dias 13 e 14 de agosto, esclareceu a relação entre SDP e aprendizagem.


Saiba como foi

Sistema proprioceptivo foi tema de curso promovido pela Fundação Hospital de Olhos.


Saiba como foi
cursos anteriores

Rua da Paisagem, 220. Vila da Serra - Belo Horizonte / MG   Telefone: (31)3289-2000