Bem Vindo ao Portal Dislexia de Leitura do Hospital de Olhos

Abordamos aqui diversos assuntos sobre distúrbios de aprendizagem relacionados à visão e outros temas sobre educação, dislexia e síndrome de Irlen. Você encontrará artigos, notícias, informações sobre cursos, palestras, legislação e fóruns de debates sobre o tema dislexia, educação e outros.


Efeitos de Distorção Visual

Downloads para avaliações de Dislexia de Leitura


atividades diárias
habilidades acadêmicas

PEI: Uma nova proposta de intervenção na Dislexia e Síndrome de Irlen


Ler é mais difícil que falar. Enquanto a fala é aprendida naturalmente pelo homem, a leitura é ensinada por meio de um código de criação humana altamente complexo. O bom leitor é aquele que desenvolve as habilidades de decodificação desses códigos de maneira eficiente. Daí a necessidade de conceituarmos a dislexia como uma dificuldade que está relacionada com a percepção do texto escrito. A percepção visual do texto relaciona-se com os movimentos sacádicos e com as fixações do olho. Para Shaywitz, a leitura está relacionada com a percepção visual que é a capacidade de retirar informações e conhecimento do mundo visível. (Shaywitz, 2006). Por outro lado, numa abordagem psicolingüística, a dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da leitura relacionada ao reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos (grafema), o fonema e a transformação dos símbolos gráficos em linguagem verbal.

A descoberta da Síndrome de Irlen, cujo foco está no processamento visual e na sensibilidade à luz, disponibilizou aos profissionais uma ferramenta que ameniza as dificuldades. Estas ferramentas são os chamados “overlays” ou lâminas de contraste e os filtros espectrais que proporcionam conforto na leitura e mais concentração a esses pacientes. O ganho com esse novo método nos faz entusiastas desse recurso, mas, de alguma forma, nos leva a outra inquietação: o que mais podemos fazer para melhorar as dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e escrita dessas pessoas?


“Não sabe se organizar”, “é desatento”, “começa e não termina uma tarefa”, “é impulsivo”, “tem boas idéias, mas não consegue colocá-las no papel”, “estuda, mas não consegue tirar boas notas na escola”, “não compreende o que lê” isso sem falar na auto estima comprometida. Essa é uma realidade que encontramos quando se trata de pessoas com dificuldades de aprendizagem.


Na experiência do consultório atendo pacientes com dificuldades de aprendizagem e outros que usam os filtros espectrais e apresentam dislexia. Os filtros liberam essa pessoa do esforço e do desconforto tornando-as mais atentas e menos estressadas no que se refere ao visual. Já o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental), criado pelo Prof Dr. Reuven Feuerstein, desenvolve e aprimora as operações mentais que estão deficientes e que impedem um bom desempenho acadêmico ou profissional. São elas: o trabalho com mais de uma fonte de informação, análise e síntese, percepção visual, orientação espaço-temporal, dentre muitas outras (Gomes, 2002). E a mais importante delas: o sentimento de competência.

“O uso dos filtros e o PEI modificaram minha vida, agora não tenho medo de enfrentar desafios... em pouco tempo, já consegui ler dois livros com um nível de compreensão que não tinha antes!”, é o que afirma a paciente Erica Werber de 24 anos.

Já Rafael Horta, 16 anos, que utiliza os filtros espectrais há quase um ano e está passando pelo PEI, a sensação é de mais segurança na escola, além da leitura ter se tornado um prazer e as notas terem melhorado. A diferença já é perceptível pela família e pela escola.

As pessoas que passam ou passaram pelo programa (tendo dislexia ou não) tornaram-se conscientes de suas dificuldades e de seus processos e passaram a criar novas estratégias para melhorar seu conhecimento e elevar seu sentimento de competência muitas vezes comprometido pelo fracasso escolar/profissional ou por uma dificuldade no processamento visual.

Nas palavras do Prof. Feuerstein: “Educar é uma aposta no outro”. Por isso, o PEI precisa ser conhecido nas escolas e clínicas para que a educação ganhe um novo olhar sobre o processo de aprendizagem e a hora de começar é agora!




Suely Mesquita
Psicopedagoga Clínica e Institucional do Hospital de Olhos
Mediadora do PEI pelo ICELP – Israel e Professora Universitária.




Elza Maria Góis Camilo Elza Maria Góis Camilo
Itabirito - MG

Suely, Muito pertinente o seu relato e fiquei interessada no PEI e gostaria de saber mais sobre ele. Como posso obter maiores informações? Aguardo sua resposta. Obrigada Elza Góis

03/05/09

Leila Franco
Tomazina - PR

Sueli fiquei muito interessada em conhecer de forma mais aprofundada o PEI,espero que você nos dê mais informações ou caminhos para isso abraços, Leila

05/06/09

Suely Mesquita
BH - MG

Prezada Leila Franco, Você poderá obter mais informações sobre o Programa no site www.peiminas.com.br. Realmente a proposta é muito interessante e sistemática. Temos tido resultados muito eficientes !! Abraços

12/06/09

Ana
Salvador - BA

Gostaria de saber que profissional procurar aqui em Salvador, pois sou portadora de todos os sintomas, baixo rendimento escolar, leio e não apendo, fico desestimulada a continuar a estudar por ser a lanterninha da turma.Aguardo orientação

27/07/09

marcela fernandes cotrim
igaporã - BA

Suely,gostaria de saber mais sobre o pei,sou professora e tenho muita dificuldedas com alguns alunos mim ajude .obrigada.

31/07/09

Josira Toscano Dantas de Fernandez
Rio de Janeiro - RJ

Presados Drs. Tenho uma filha com 25 anos, q. possui uma dificuldade muito grande na apredizagem, já consultei vários especialistas do assunto mas, até agora nada, gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro tem algum orgão especializado no assunto, ela ler e escreve e tem conhecimento de algumas coisas, mas, não se interessa em apreender. Desde já grata. Att. Josira Fernandez

07/10/09

..................................................................................

Samuel Corrêa Samuel Corrêa
Belo Horizonte - MG

Tenho dificuldades na leitura e na escrita, mas não sei onde encontrar médicos especialistas em dislexia, para tratar meu caso. Gostaria de obter mais informação.

04/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Samuel, vc poderá procurar a equipe do Hospital de Olhos que poderemos te orientar sobre os procedimentos para o diagnóstico de dislexia, que é feito por uma equipe multidisciplinar. O telefone é 31 3289 2072, Abraços

12/06/09

Andressa Cristina
S.L.Q - AL

Gostaria que alguém mim mostrasse uma maneira de ajudar um amigo de 28 anos que é dislexo,não tem apoio de ninguém e resloveu mim pedir ajuda.Sinceramente não sei o que fazer!!!!!!!

16/06/09

Suely Mesquita
Belo horizonte -

Prezada Andressa, A ajuda será feita por uma equipe multidisciplinar: fonoaudiólogo, psicopedagogo e às vezes psicológico. Queira procurar profissionais com esse perfil. Assim ele estará em boas mãos. Abraços

16/06/09

Betina
Recife - PE

Sueli, tenho um filho de 10 anos com diagóstico de Dislexia. Ele sofre muito com essa dificuldade na leitura e compreensão dos textos. Repetiu a alfabetização e hoje tem o acompanhamento de psicopedagoga e fono, pois tem dificuldade na pronúncia de algumas letras, como o R, por exemplo. Há alguma clínica em Recife especializada em Dislexia? Sinto que os profissionais emtendem muito pouco sobre o assunto e preciso, muitas vezes, explicar aos professores como devem lidas com algumas situações. Leio livros à respeito para também entender sobre o assunto e saber como ajudar meu filho.

18/03/13

Betina
Recife - PE

Sueli, tenho um filho de 10 anos com diagóstico de Dislexia. Ele sofre muito com essa dificuldade na leitura e compreensão dos textos. Repetiu a alfabetização e hoje tem o acompanhamento de psicopedagoga e fono, pois tem dificuldade na pronúncia de algumas letras, como o R, por exemplo. Há alguma clínica em Recife especializada em Dislexia? Sinto que os profissionais entendem muito pouco sobre o assunto e preciso, muitas vezes, explicar aos professores como devem lidar com algumas situações. Leio livros à respeito para também entender sobre o assunto e saber como ajudar meu filho.

18/03/13

..................................................................................

Ana Lucia Pereira de Cerqueira Ana Lucia Pereira de Cerqueira
Salvador - BA

Gostaria de saber mais sobre o PEI, pois tenho um filho com dislexia e gostei de saber desse PEI. Acho que o ajudaria assim como a nuitos outros. Obrigada

05/05/09

Denise Lago de Miranda
Salvador - BA

Ana, Sou especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia e posso dar maiores informações ou, se desejares, fazer intervenção para ajudar o seu filho. Tenho a Formação em PEI com o Prof. Feuerstein e trabalho há duas décadas com essa ferramenta. Contato (71)33451111

26/06/09

Oneida s. Barcella
SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA - RS

Gostaria saber informaçãoes sobre em PEI.BRIGADA

11/09/09

..................................................................................

Ana Lucia Pereira de Cerqueira Ana Lucia Pereira de Cerqueira
Salvador - BA

Gostaria de saber mais sobre o PEI, pois tenho um filho com dislexia e gostei de saber desse PEI. Acho que o ajudaria assim como a nuitos outros. Obrigada

05/05/09

Suely Mesquita
BH - MG

Ana Lúcia, É necessário saber se seu filho tem dislexia realmente. Este diagnóstico é muito difícil, por isso ele é multidisciplinar. A proposta do PEI é de intervenção cognitiva e é muito eficiente. Seria necessária uma avaliação fonoaudiológica para que se investigue se não há um comprometimento na rota fonológica. O uso dos filtros espectrais também é mais um recurso na questão do processamento visual. Que bom que hj temos vários recursos para ajudar os nossos amiguinhos com dificuldades de aprendizagem !! Consulte o site www.peiminas.com.br e dislexiadeleitura.com.br Abraços !!

12/06/09

Shirley Martins
Recife - PE

Olá, sou psicóloga e psicopedagoga. Estava lendo alguns relatos de familiares, vejo também que deve haver uma interação dos profissionais com o colégio, assim todos poderão ajudar no crescimento do seu cliente e aluno. Quanto ao site: www.peiminas.com.br , não estou conseguindo acessar. Está fora do ar? Abraços

05/05/13

..................................................................................

Neuza Lemos Neuza Lemos
Curitiba - PR

Suely, tenho uma filha com todos os aspectos abordados no artigo. Gostaria de saber se existem profissionais aqui em Curitiba que possam me auxiliar. Obrigada, Neuza

05/05/09

Suely Mesquita
BH - MG

Prezada Neuza, A minha sugestão é que vc faça uma avaliação muldisciplinar com sua filha. Entre elas podemos indicar: Psicopedagógica, Neuropsicológica e Fonoaudiológica e o recurso dos filtros espectrais. Dessa forma vc poderá saber exatamente o que ela tem e as intervenções mais eficientes. Consulte mais os sites: www.peiminas.com.br e www.dislexiadeleitura.com.br Abraços

12/06/09

NUBIA LOPES
CAMPINA GRANDE PB - PB

GOSTARIA DE SABER EM CAMPINA GRANDE PB ONDE ENCONTRAR UMA ESCOLA PARA UM FILHO DE UMA AMIGA COM DISLEXIA. POR FAVOR ME AJUDE

23/01/12

Suely Mesquita
Belo Horizonte - MG

Infelizmente não temos conhecimento de instituições em Campina Grande que possam trabalhar com crianças disléxicas. Conheço mais a área de BH. Att. Suely Mesquita

25/01/12

..................................................................................

VIRGINIA MARIA NEVES PINHAL VIRGINIA MARIA NEVES PINHAL
RIO DE JANEIRO - RJ

Gostaria de saber mais sobre o PEI e sobre os filtros. Tenho um filho com dislexia e estou procurando métodos para ajudá-lo e poder levar recursos para a escola poder ajudá-lo também. Ainda existe uma desinformação muito grande nas instituições de ensino.

05/05/09

Suely Mesquita
BH - MG

O PEI é uma proposta muito eficiente de intervenção cognitiva e foi criada em Israel. Já a proposta do uso dos filtros espectrais é mais recente no Brasil mas que tem dado resultados significativos na melhora do processamento visual. Você tem toda a razão !! Há ainda muita desinformação nas escolas. O papel do psicopedagogo é fundamental para que ele possa orientar as escolas e sugerir intervenções que melhorem a qualidade de vida desse aluno, sua auto estima e seu desempenho acadêmico. Ainda temos muito trabalho pela frente!! Consulte os sites: www.peiminas.com.br e www.dislexiadeleitura.com.br Abraços Suely Mesquita

12/06/09

Suely Mesquita
BH - MG

O PEI é uma proposta muito eficiente de intervenção cognitiva e foi criada em Israel. Já a proposta do uso dos filtros espectrais é mais recente no Brasil mas que tem dado resultados significativos na melhora do processamento visual. Você tem toda a razão !! Há ainda muita desinformação nas escolas. O papel do psicopedagogo é fundamental para que ele possa orientar as escolas e sugerir intervenções que melhorem a qualidade de vida desse aluno, sua auto estima e seu desempenho acadêmico. Ainda temos muito trabalho pela frente!! Consulte os sites: www.peiminas.com.br e www.dislexiadeleitura.com.br Abraços Suely Mesquita

12/06/09

..................................................................................

Alzira Belizario Alzira Belizario
Guarulhos - SP

sao execelentes os relatos,gosto de ler e aprender mais sobre o assunto,sou professora de educçao especial.Obrigada

06/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte - MG

Alzira, Que bom que podemos trocar experiências e enriquecer nossa prática. Seu papel também é extremamente importante !! Você faz diferença na vida dessas pessoas!! Temos na proposta do PEI, o PEI Básico para crianças não alfabetizadas, com Síndrome de Down e outros comprometimentos. Veja o site : www.peiminas.com.br e confira! Abraços

12/06/09

Alzira Belizario
Guarulhos - SP

Recebi sua resposta,e gostaria de manter contato pois sou professora de sala de recurso em Def. MENTAL

12/06/09

Suely Mesquita
Belo horizonte -

Alzira vc poderá entrar em contato pelo email: suely@peiminas.com.br ou dislexia2@holhos.com.br Abraços

16/06/09

vania marquini
iturama - MG

Pretendo fazer minha monografia, com o tema dificuldades de leitura e escrita ou dislexia

12/08/11

..................................................................................

Angela Mathylde Angela Mathylde
Belo Horizonte - MG

Suely.muito bom saber que profissionais da educação não tem se acomodado frente a desafios. Acredito no PEI ,nos filtros e na sua competência.

07/05/09

conceição
siderópolis - SC

gostaria que o problema da Dislexia fosse mas divulgado pois sinto pouco interesse dos educadores no colégios particular e muito menos nos estaduais. estou revoltada com a falta de entêresse das pessoas pois tenho 3 netos com esse problema.Ajude-me

06/01/12

Suely Mesquita
Belo Horizonte - MG

Realmente Conceição, a falta de informação no ambiente educacional sobre o assunto causa inquietação e angústia mediante situações em que alunos precisam de uma intervenção mais dinâmica e eficiente. Só através de trabalhos junto aos professores e escolas por profissionais que possam esclarecer sobre hipóteses de diagnóstico e intervenções mais adequadas é que conseguiremos obter mais qualidade de vida para essas crianças. Abraços Suely Mesquita

09/01/12

..................................................................................

Thiago Queiroz Thiago Queiroz
Belo Horizonte - MG

Aos poucos tenho descoberto mais aspectos sobre os distúrbios de aprendizagem, e me interessado bastante sobre este tema. Senti-me interessado em descobrir mais sobre a Dislexia, e muito honrado por saber que, como fisioterapeuta, estarei trabalhando com uma profissional de grande competência como a Suely, além de toda a nossa equipe de trabalho.

10/05/09

..................................................................................

Mara Santos Mara Santos
Campo Grande - MS

Tenho uma filha com dislexia , disortografia e gostaria de aprender mais sobre estes assuntos, me ajude, obrigada.

10/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte - MG

Prezada Mara, O melhor caminho é a informação. O livro Entendendo a Dislexia da Sally Shaywitz é um bom começo. A linguagem é acessível e nos esclarece bastante!! Abraços

12/06/09

..................................................................................

nilce coimbra nilce coimbra
Brasilia - DF

preciso urgente de maiores informações sobra dislexia e como, quem pode diagnosticar e sintomas de suspeitas. me ajude . desde já agradeço.

11/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Nilce, Vc primeiramente precisa de uma avaliação muldisciplinar: Neuropsicológica, Fonoaudiológica e Psicopedagógica. A partir desses dados é possível saber exatamente quais as dificuldades de aprendizagem e se realmente é dislexia. Esse diagnóstico é difícil e de muita responsabilidade. Procure profissionais competentes que possam ajudar vc. Qualquer coisa, estamos à disposição para te ajudar !! Abraços

12/06/09

..................................................................................

Lucimara Maia da Silva. Lucimara Maia da Silva.
Florianópolis - SC - SC

muito bom, conhecer experiências verificar a divulgação de propostas desafiadoras para trabalhos com dislexos. Parabéns, Lucimara-SC

11/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Lucimara, A nossa proposta é dividir o conhecimento. Que bom que podemos colaborar de alguma forma. A equipe do Hospital de Olhos agradece!! Abraços

12/06/09

vera lucia andrade silva
espigão do oeste - RO

gostei muito do texto e fiquei interessada para saber mais sobre o programa DO PEI sou pedagoga com especialização em educação inclusiva e trabalho com alunos com dificuldade de aprendizagem.

03/08/09

Joicy Midiã F.Macedo
Juquiá - SP

Muito interessante essa proposta da PEI, mas ela pode ser usada por professores nas escolas ou não.Ouvi um comentario dizendo que ela não pode ser usada por outro profissional a não ser que a pessoa tenha o curso, é verdade? Porque?

23/04/10

..................................................................................

Consuelo Poloni Consuelo Poloni
Sarandi - RS

Sou Psicóloga, Psicopedagoga e Mediadora e Mediadora PEI. Uso o programa PEI, junto com outros recursos, com crianças disléxicas e o resultado está sendo maravilhoso. Adorei ver este site e os depoimentos com o PEI.

13/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Consuelo, Seria interessante também vc participar do Curso aqui no Hospital de Olhos que acontecerá em Julho. Assim vc poderá agregar mais conhecimento sobre as dificuldades do processamento visual. Consulte a programação pelo site www.dislexiadeleitura.com.br e aproveite essa oportunidade!! Abraços

12/06/09

..................................................................................

Maria D`ajuda Gomes do Rosario Maria D`ajuda Gomes do Rosario
alcobaça - BA

Olha esse fator e de suma importancia nas nossas escolas.Preciso saber como identificar os primeiros sitomas da dislexia.Professora do ensino fundamental.

13/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Maria D´Ajuda, Alguns sintomas importantes para serem observados: a)dificuldades com a linguagem e escrita ; b)dificuldades em escrever; d) dificuldades com a ortografia; e)lentidão na aprendizagem da leitura; Em alguns casos: e)disgrafia (letra feia); f)discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; g)dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’; h)dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas; i)dificuldades para compreender textos escritos; Dentre outros ... Mas esse diagnóstico é dado por uma equipe muldisciplinar. Procure profissionais competentes que possam de te ajudar. A proposta com o uso dos filtros espectrais também pode ajudar bastante. Consulte o site e obtenha mais informações !! Abraços

12/06/09

..................................................................................

Gutemberg Gomes Gutemberg Gomes
Icaraí - Niterói - RJ

Tenho um filho de 11 anos, que me parece sofrer com a dislexia, ele é desatento na escola, esqueçe as coisas com muita facilidade.Eu não entendo como ele se dedidica muito aos jogos de video game "e não esquece" e na escola o desempenho dele é muito ruim. Preciso de ajuda não sei mais o que fazer. Existe um especialista no Rio de Janeiro? Desde de já agradeço. Um abraço, Gutemberg Gomes

14/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Com certeza !! Há profissionais muito competentes que podem te ajudar no diagnóstico de dislexia. A Associaçao Nacional de Dislexia é uma instituição importante. Acho que seria interessante vc investigar também o processamento visual. Abraços

12/06/09

..................................................................................

marleide gomes marleide gomes
juazeiro - BA

sou uma mãe aflita, meu filho esta na 3 seire mas não consegue ler, o que eu faço me ajude..

14/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Marleide, Vc precisa procurar uma equipe que faça uma investigação completa sobre as dificuldades de seu filho. Seria interessante vc procurar o Hospital de Olhos para ver se não há também uma dificuldade no processamento visual. Entre em contato pelo tel 31 3289 2000 Estamos aguardando o seu telefonema para melhor orientá-la. Abraços e nao fique aflita, há sempre uma solução !!!

12/06/09

..................................................................................

ana maria correa ana maria correa
rio de janeiro - RJ

Gostaria de saber mais sobre o PEI e os filtros pois tenho um filho com dislexia e não sei como ajudá-lo no estudo. Existe esse tratamento aqui no Rio de Janeiro? Obrigada.

14/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Ana Maria, a proposta com os filtros só existe aqui no Hospital de Olhos. Seria interessante vc entrar em contato através do telefone 31 3289 2072 e obter mais informações. Sobre o PEI, temos o NDPC que é um centro que trabalha com essa nova proposta. Vc poderá buscar na internet. Abraços,

12/06/09

..................................................................................

Patricia Mendes Patricia Mendes
Brasilia - DF

Boa noite, achei superinteressante seu artigo, gostaria de saber mais sobre a sindrome de irlen. Sou professora e também trabalho com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Também tenho conecimento a respeito do PEI, fiz o curso aqui em BSB, achei maravilhoso; e realmente percebi que é bem eficaz. Tudo de Bom!!!!!! Abraços, PATRÍCIA

14/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Que bom que vc conhece o PEI Patrícia !! Sobre a Síndrome de Irlen, teremos um curso em julho nos dias 9, 10 e 11. Seria interessante vc fazer que poderá enriquecer sua prática psicopedagógica !! Abraços

12/06/09

..................................................................................

Sandra Aparecida Garcia Almeida Sandra Aparecida Garcia Almeida
Guarujá - SP

Olá, sou mãe e esposa de disléxicos (4). Professora fiz Psicopedagogia para ajudá-los ainda mais, já atendia meus pacientes com outro método parecido, onde antes era disortografia, disgrafia, hoje temos 5 notas 9,5 e 2= 10. Fiz o curso e estou usando o Método Irlen, esse mesmo aluno subiu para 3 notas 10. E, as overlays ganharam o apelido na escola de "Santa Lamina". Imagine o que virá pela frente, detalhe: iniciamos o acompanhamento em agosto de 2008. E retornamos com a overlay em Março 2009. Outra coisa interessante? Assim que duas overlays foram unidas ele passou a ler com muita fluência, como se tivesse pulado umas duas séries. Estou muito feliz em ser uma screener. Desejo muito que em breve tenhamos o Laboratório Irlen aqui no Brasil. Um grande abraço e Parabéns a todos.

14/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Que beleza !!!! Fico muito feliz !!! Abraços da Equipe do Hospital de Olhos !!!

12/06/09

Macionília Judiss
Manaus Am -

Oi! Que trabalho fantastico,faço o sexto período de pedagogia e desejo trabalhar com a educação infantil,gostaria de saber mais sobre as dificuldades que os alunos com dislexia enfrentam no aprendizado.

14/04/11

..................................................................................

OLIVALDO LEÃO OLIVALDO LEÃO
RECIFE - PE

BOM DIA,GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PEI E OS FILTROS,POIS TENHO UM FILHO COM ESTE PROBLEMA.E TAMBÉM SE EXISTE ALGUM PROFICIONAL NESTA ARÉA OU ALGUM HOSPITAL ESPECIALIZADO NESSE TRATAMENTO NA CIDADE DO RECIFE OU NO ESTADO DE PERNAMBUCO.DESDE JÁ AGRADEÇO.

16/05/09

..................................................................................

Maria Emilia Meneguim Maria Emilia Meneguim
Osasco - SP

Trabalho c/crianças numa casa espírita, na Evangelização Infantil e temos 2 crianças (13 e 15anos) que conhecem as letras, mas não conseguem juntá-las. Gostaria de saber se há serviços públicos p/poder encaminhá-las e se posso ajudar de alguma maneira, com exercícios ou outra forma qualquer. Grata, por qualquer orientação que possa dar.

17/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Maria Emília, Infelizmente ainda nao temos esse projeto implantado no serviço. Na verdade é um sonho da equipe do Hospital de Olhos !! Estamos trabalhando para que esse recurso chegue a todos os que precisem dessa nova metodologia. Quanto a exercícios, acredito que o PEI poderá ajudar bastante. Em SP há o CBMPEI que forma mediadores do programa. www.cbmpei.com.br Abraços e sucesso !!

12/06/09

..................................................................................

ELZENEIDE SILVA SOUSA ELZENEIDE SILVA SOUSA
jaguaquara - BA

Sou professora da rede pública estadual e psicanalista, fiz o curso do PEI oferecida pelo estado em 2006 para aplicar na sala de aula, mas mudou o governo e o programa com excelente aplicação foi retirado da classe escolar, utilizo o PEI no consultório em crianças com diversas dificuldade de aprendizagem, e afirmo a sua eficácia.

17/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Que bom parceira !!! Estamos firmes e lutando por uma qualidade de vida melhor para essas pessoas. Seria bom vc fazer o curso de Dislexia de Leitura em Julho. Aproveite essa oportunidade !! Informe-se no site www.dislexiadeleitura.com.br Abraços

12/06/09

..................................................................................

Riselma Sousa Fróis Santos Riselma Sousa Fróis Santos
Itabuna - BA

Já ouvir falar muito bem sobre este programa PEI, porém, só foi oferecido para professores da rede pública estadual e não deram a estes a oportunidade de serem multiplicadores, e como sempre, morreu com a mudança de governo.Mas mesmo assim gostaria de entrar em contato com alguém que participou do curso para um bate-papo.Tenho um aluno dislexíco e gostaria de ter mais práticas para lidar com ele.Gostaria também de saber mais sobre a Sindrome de Irlen.Aguardo respostas!

18/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Riselma, Realmente, o Programa já foi muito forte aí na Bahia. Com a troca de governo o foco mudou. De qualquer maneira vc poderá informar-se sobre o curso aí na Bahia através do site www.cbmpei.com.br. Por outro lado, teremos o Curso sobre a Síndrome de Irlen em julho. Informe-se em nosso site. Abraços e sucesso!!!

12/06/09

Denise Lago de Miranda
Salvador - BA

Riselma, Fiz parte do grupo executivo do Programa PEI na Bahia. Entre em contato comigo que posso te ajudar fornecendo orientações pedagógicas (deniselm@gmail.com. Abraços.

26/06/09

..................................................................................

EDITH NAVES EDITH NAVES
GOIÂNIA - GO

Tenho uma sobrinha, com 9 anos que acabamos de descobrir que é dislexia, estamos muito preocupados, pois o médico falou que ela já esta depressiva. Por favor nos informe se existe alguma associação para nos orientar.

18/05/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Edith, A abordagem com crianças disléxicas é multidisciplinar. O fracasso escolar realmente pode colaborar com uma possível depressão. O sentimento de competência dessas crianças é muito comprometido. O importante é descobrir o potencial delas ( e são crianças extremamente inteligentes!!) e trabalhar em cima desse potencial para corrigir outras funções que ainda estão deficientes. Talvez seja necessária uma intervenção com medicação. Procure um especialista e informe-se com mais clareza. Qualquer dúvida, vc poderá encontrar em contato conosco aqui no Hospital de Olhos porque a abordagem com os filtros espectrais também ajuda bastante. É um recurso valioso. Aguardamos seu contato. Abraços

12/06/09

..................................................................................

Rosana Rolim Rosana Rolim
- SC

Olá tenho um filho com dislexia, e ele precisa fazer uma avaliação para a escola. por favor onde posso fazer esse exame? Sinto que falta interesse e informação das escola e professores que n. sabem como trabalhar com dislexia. Muito Obrigada

19/05/09

..................................................................................

Maria aparecida alves Maria aparecida alves
Ribeirão das Neves - MG

Estou encantada, gostei muito do artigo. Ele nos dá esclarecimento de dúvidas que no dia -a - dia a gente nem vê. Por isso gostaria que me enviasse sempre esses artigos. Estão me ajudando muito. Obrigada. Parabéns!

20/05/09

..................................................................................

Felipe Tadeu Felipe Tadeu
São Bernardo do Campo - SP

Olá, tenho 21 anos e axo q acabei de descobrir o motivo dessea minha "falta de atenção" gostaria mtooooo q alguem me auxiliasse com informações sobre o PEI por aki em São Bernardo é possivel eu me tratar? ansêio respostas Muito Obrigado.

20/05/09

Suely Mesquita
-

Prezado Felipe,é necessário investigar sua falta de atenção. Interessante vc procurar uma equipe multidisciplinar ( neuropsicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo) e médico ( neurologista) e saber se vc realmente tem déficit de atenção. Esse diagnóstico é bastante complexo. Acredito que aí em S Bernardo haja uma equipe competente que possa fazer sua avaliação. Abraços

03/08/09

..................................................................................

edna souza edna souza
belem - PA

Oi,acredito q meu filho de 7 anos tenha esse problema de dislexia pois eu e os profs dele vê q ele tem uma dificuldade em falar,escrever e até da falta de atenção dele peço q me oriente e como trata-lo moramos em Belém-pa.

21/05/09

..................................................................................

Elaine Elaine
Niterói - RJ

Trabalho na Sala de Recursos de Uma EScola no Município de Niterói... Gostaria de saber se existem livros que possam me ajudar a identificar a dislexia meus alunos!! Obrigada Elaine Barros

22/05/09

..................................................................................

Josir Silva Josir Silva
Recife - PE

Você está de parabéns pelo seu artigo, pois ele auxilia todo estudante que quer saber mais sobre dislexia e seu trabalho abre mais uma aréa para futuras pesquisas. que Deus ilumine seu caminho.

24/05/09

DALVA MARIA DA SILVEIRA ALMEIDA
GOIÂNIA - GO

Parabens pelo artigo é muito interessante e esclarecedor.sou psicóloga e gostaria de receber informações sobre os FILTROS e o PEI.OBRIGADA,aguardo resposta DALVA

11/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Dalva, Está acontecendo um curso aí em Goiânia. Tentarei entrar em contato com vc. Quanto aos filtros, teremos um Curso nos dias 9, 10 e 11 de julho. Acesse o site e obtenha mais informações. Abraços

12/06/09

..................................................................................

glicia diniz glicia diniz
curvelo - MG

Sou psicologa,atendo muitas crianças com problema de aprendizagem.Gostaria de saber mais sobre PEI.Obrigada.

25/05/09

..................................................................................

cristina ribeiro cristina ribeiro
GOIANIA - GO

Tenho um filho de 15 anos que tem dislexia, mas não sei mais o que fazer para ajuda-lo, pois todos os colégios que ele já estudou ninguém sabe como lidar com disléxicos, eu não entendo porque não se especializam, já que é um problema tão comum em crianças e adolecentes, gostaria de ter uma indicação do que fazer e em que colégio devo colocá-lo.

25/05/09

..................................................................................

Juan Perez Juan Perez
Florianópolis - SC

Tenho dificuldades na leitura e na escrita, mas não sei onde encontrar médicos especialistas em dislexia, para tratar meu caso. Gostaria de obter mais informação. Obrigado

26/05/09

Consuelo Poloni
Sarandi - RS

Sugiro que vc procure através da universidade federal aí de Florianópolis, principalmente no curso de Fonoaudiologia. Algumas universidades mantém laboratórios para estudos de casos de dislexia. Boa sorte.

11/06/09

Samanta Farias
Florianópolis - SC

Juan, se você estiver interessado, sou screener formada pelo Hospital de Olhos de Belo Horizonte e posso realizar a avaliação para verificar a possibilidade de você ser Irlen (dislexia de leitura). Entre em contato comigo via e-mail.

10/07/09

Alexandra Francesca Ferro
Florianópolis - SC

Boa Tarde,Samanta me chamou a atenção que você realiza a avaliação para deslexia. Como posso fazer para contactá-la? Quanto custa?

07/02/13

Viviane Ramos Gomes Gaspar
Campo Grande - MS

Olá Suely Mesquita ,tenho 29 anos, sou professora do Ensino fundamental e Médio formada em licenciatura em matemática formada pela Unesp desde 2004. A pouco tempo li uma reportagem sobre a síndrome de Irlen, fiquei muito curiosa e espantada pois todos os sintomas "todos" se enquadram comigo. Este ano fui aprovada para o mestrado em Educação Matemática na UFMS, na qual venho adiado o início deste por um bom tempo. Preciso de ajuda. A minha angústia se dá pois, farei parte da linha de pesquisa História da Educação Matemática, onde durante estes 2 anos de mestrado que se seguem precisarei ler muito. Dai vem meu problema, pesquisando todos os sintomas da síndrome de Irlen, explica-se porque não consigo ler textos impressos, um livro por completo, e me retornou a memória o quanto foi o sacrifício para estudar conteúdos que exigissem leitoras, como história, geografia, textos pedagógicos, muitas dores de cabeça e outros. Bom, só o tempo em que estou escrevendo este email, já vem as dificuldades, as linhas se movendo e muita ansiedade para terminar logo e desligar o computador. Preciso muito de ajuda, logo começarão as aulas do mestrado e não sei a quem recorrer aqui em Campo Grande-MS. Se puder me indicar um médico aqui, ficarei muito grata. Obrigada, pela paciência

21/02/13

..................................................................................

Jeanine Viana Jeanine Viana Camelo de Oliveira
Serra - ES

Gostaria de saber mais sobre o PEI.Gostaria de obter mais informações. Obrigada.

26/05/09

..................................................................................

ISMAEL HEMMIG ISMAEL HEMMIG
CASCAVEL - PR

gostaria de saber em primeiro lugar,com se detecta a dislexia,pois ,hoje em dia temos tantos diagnósticos assossiados com outros sintomas que a pessoa não consegue ter uma exatidão sem sempre ter que passar por uma avalanche de informações,e,digamos que diagnosticado dislexia qual seria o passo a passo á seguir? gostaria muito que me dessem retorno. OBRIGADO 28/05/2009

28/05/09

..................................................................................

marilza Ribon marilza Ribon
P. Canário - ES

Sou professora e psicopedagoga, e atendo crianças com dificuldade de aprendizagem da rede municipal de minha cidade. Gostaria de saber mais sobre o PEI e os filtros , onde faze o curso.

28/05/09

GIOVANA DOS SANTOS DUARTE
SERRA - ES

tenho que fazer avaliaçao para leitura com metodo irlen no meu filho de 7 anos. conhece algum lugar aqui em vitoria que faz esse exame? Estou precisando de indicação.

23/11/12

Mabel Guedes
Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães - MG

A Fundação Hospital de Olhos capacitou profissionais das áreas de educação e saúde para realizar testes de triagem em todo o país. Acesse o link http://www.dislexiadeleitura.com.br/cv-profissionais.php, lá você encontra o contato do profissional mais perto de você. Para outras informações ligue para (31)32892072/32892077

26/11/12

Mabel Guedes
Belo Horizonte - Hospital de Olhos - MG

Prezada Marilza, sobre o PEI você encontra informações no site www.cbmpei.com.br. Veja o cueso mais próximo de sua cidade. Quanto ao curso que o Hospital de Olhos oferece sobre a triagem da Síndrome de Irlen, é realizado 2 a 3 vezes ao ano, provavelmente teremos uma próxima capacitação em Março/2013. Fique de olho em nosso site e faça a sua inscrição! Estamos a disposição!

26/11/12

..................................................................................

Luiza Petroni Rosa Luiza Petroni Rosa
Santa Bárbara DÓeste - SP

Por favor, manda-me infrmaçoes sobre o PEI. Obrigada

29/05/09

..................................................................................

Luiza Petroni Rosa Luiza Petroni Rosa
Santa Bárbara DÓeste - SP

Por favor, manda-me infrmaçoes sobre o PEI. Obrigada

29/05/09

Suely Mesquita
Belo horizonte -

Prezada Luiza. Acesse o site www.peiminas.com.br e lá obterá mais informações. Abraços Suely

16/06/09

..................................................................................

BEATRIZ MACHADO BEATRIZ MACHADO
JOINVILLE - SC

Gostaria de obter mais informações sobre o PI, por gentileza aguardo retorno Obrigada

29/05/09

..................................................................................

Leoneide Soares do N. Maranhão Leoneide Soares do N. Maranhão
João Pessoa - PB

A assunto abordado é ótimo mas, gostaria de saber em primeiro lugar,com se detecta adislexia,pois ,hoje em dia temos tantos diagnósticos assossiados com outros sintomas que a pessoa não consegue ter uma exatidão sem sempre ter que passar por uma avalanche de informações,e,digamos que diagnosticado dislexia qual seria o passo a passo á seguir? gostaria muito que me dessem retorno.

30/05/09

..................................................................................

Maria Aparedida Darissi Firmino Maria Aparedida Darissi Firmino
Matipó - MG

Excelente artigo, luz no fim do túnel. Uma mãe sofre tendo um filho lutador que tenta dia a dia vencer as barreira para ter velocidade processual no campo da leitura. Meu maior desejo é vêlo vencer...

31/05/09

..................................................................................

SILVIA PARRA SILVIA PARRA
OURO FINO - MG

Tenho um filho dislexo e gostaria de mais informações sobre o PEI E O FILTRO.

31/05/09

..................................................................................

luzia furtado luzia furtado
pouso alegre - MG

sou professora e atualmente atendo duas crianças disléxias, gostaria de receber mais informações sobre o PEI, onde posso fazer curso, quanto custa e gostaria de saber mais informações sobre o filtro,tem como fazer cursos/ onde é mais próximo. aguardo resposta via email

31/05/09

..................................................................................

Claudiane Claudiane
Curitiba - PR

Parabéns pelo artigo. Tenho uma filha com dislexia, ela faz tratamento acompanhada com a psicopedagoga á um ano, quero saber mais sobre o PEI e onde obter essa ferramenta.

31/05/09

..................................................................................

Margareth Maria Montenegro de Vasconcelos Margareth Maria Montenegro de Vasconcelos
- RN

gostaria de saber se uma criança de quase oito anos que não consegue aprender coisas, como uns dias da senama, nem diferenciar os dias tipo: ontem,hoje e amanhã,também que pela manha é almoço e a noite é janta,se isso são sintomas de dislexia? quem devo procurar? e até que ponto devo mim preocupar e se tem cura? quero saber como devo ajudar meu filho? obrigada!

01/06/09

..................................................................................

fatima carvalho fatima carvalho
portugal -

eu tenho um filho com doze anos e eletem dislexia, esta a ser tratado com o dr.Orlando Alves da Silva com lentes prismaticas e tem dado resultado mas agora a ler o vosso artigo gostaria de saber mais sobre o PEI e o filtro moro em Portugal mas tenho facilidade de entrar em contacto com voces obrigado E quero dizer a todos os pais que tem filhos com dislexia que isto nao e o fim do mundo alem do meu filho mais velho tenho uma menina e o dr diz que ela tambem tem dislexia e eu digo antes isto do que outra dificuldade pois ja sei como tratar obrigada

02/06/09

..................................................................................

LUCIENE RAMOS NOVAIS LUCIENE RAMOS NOVAIS
RIO DE JANEIRO - RJ

OI EU TENHO UM FILHO DISLEXIA,EU NAO SEI O O QUE FAZER E ONDE LEVAR,CLINCA QUE LEVO,NAO TRATA DESSE ASSUNTO,EU QUERIA SABER SE TEM NO RIO DE JANEIRO PEI E FILTRO

04/06/09

..................................................................................

sara cristina sara cristina
são josé - SC

li, e gostei muito, meu filho se enquadra bem neste artigo, ele tem muita dificuldades de aprendizagem, gostaria de saber se aqui em são josé ou florianópolis possui algum especialisata neste assunto, para q possa acompanhar o meu filho. agradecida...

04/06/09

..................................................................................

Marcia Fernandes Marcia Fernandes
Teresopolis - RJ

Gostei muito da novidades, gostaria de obter mais informações; pois tenho uma filha com dislexia e gostaria de tentar esse metodo, desde já agradeço.

04/06/09

Suely Mesquita
Belo horizonte -

Marcia, esse método realmente é muito interessante. Para obter informações mais precisas, vc poderá acessar o site www.dislexiadeleitura.com.br ou entrar em contato com a nossa equipe no tel 31 3289 2072. Abraços

16/06/09

..................................................................................

charlene ferreira charlene ferreira
alagoinhas - BA

gostei muito do artigo pois tenho uma sobrinha que se encaixa nesse tipo de problema e gostaria de saber como ajuda-la,obrigada.

05/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Charlene, O primeiro passo é o diagnóstico multidisciplinar feito por psicopedagogo, fonoadiólogo, neuropsicólogo/psicólogo para fazer um levantamento do potencial cognitivo. A partir dessas informações é que poderão ser feitas intervenções pontuais para garantir o sucesso do tratamento. Paralelo a isso seria interessante vc avaliar como está o processamento visual. Aqui no Hospital de Olhos temos uma equipe que poderá ajudá-la também. Entre em contato pelo tel 31 3289 2072 e converse conosco. Abraços

12/06/09

..................................................................................

Mércia Mércia
Campina Grande, Pb - PB

Olá, gostei muito do artigo e tenho interesse em obter mais informações sobre o PEI.Aguardo a resposta e sou grata pela atenção. Mércia.

07/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Mércia, Vc poderá consultar o site www.peiminas.com.br e obter mais informações. Abraços

12/06/09

Mércia
Campina Grande - PB

Prezada Suely, obrigada pela atenção e preciosas informações. Um abraço. Mércia.

15/06/09

..................................................................................

Roberta Roberta
- CE

Olá, acabei de ler esse artigo e me interessei muito em saber sobre as lentes, fiz uma pós graduação em psicopedagogia a três anos atras mais ainda não tinha ouvido falar sobre isso. Gostária de falar também sobre as mnhas dificuldades, tenho 28 anos e tenho a maior dificuldade para escrever, não consigo me concentrar e colocar as minhas idéias num papel, também tenho problemas para me relacionar com as pessoas. Talvez seja por isso que não me sinto segura para colocar meus conhecimentos psicopedagógicos em prática. Gostaria de uma orientação e um conselho! Grata!

10/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Roberta, Seria interessante vc fazer o curso aqui em BH. O uso dos filtros poderá te ajudar e enriquecer com mais um recurso em sua prática psicopedagógica. Quanto à sua insegurança, nao se preocupe... Vc será compentente. Busque ajude e continue informando-se porque a troca de conhecimentos é fundamental em nossa área. Sucesso !!!

12/06/09

..................................................................................

José Marcelo Rodrigus José Marcelo Rodrigus
Campinas - SP

tenho 45 e sou dislexoco sou dislexico como fazo para receber mais informações sobre o PEI, onde posso fazer curso, quanto custa e gostaria de saber mais informações sobre o filtro,tem como fazer cursos/ onde é mais próximo. aguardo resposta via email

10/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

As informaçoes sobre o Programa está no site www.peiminas.com.br ou www.cbmpei.com.br. Sobre a metodologia dos filtros seria interessante vc ligar para agendar a avaliação com a equipe do Hospital de Olhos. Nosso telefone é 31 3289 2072. Abraços

12/06/09

..................................................................................

itelvina itelvina
MANAUS - PA

gostei muito do artigo e gostaria de obter mais informações, estou fazendo pós-graduação em psicopedagogia em preciso ampliar meus conhecimentos.moro em manaus, Amazonas

11/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

É isso mesmo !! Teremos um curso de formação de mediadores do pei aí em Manaus. Consulte o site www.cbmpei.com.br e obtenha mais informações. Em Julho teremos o curso de Dislexia de Leitura no Hospital de Olhos . Seria interessante vc fazer também. www.dislexiadeleitura.com.br Abraços

12/06/09

..................................................................................

LUCIANA LARRUSCAIN MOREL LUCIANA LARRUSCAIN MOREL
SANTANA DO LIVRAMENTO - RS

DESCOBRI A POUCOS DIAS QUE MINHA FILHA DE 8 ANOS TEM SINDROME DE IRLEN,GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES .

16/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Luciana, seria interessante vc marcar uma consulta com a equipe do Hospital de Olhos para fazer uma avaliação completa e a necessidade do uso dos filtros espectrais. Entre em contato com 31 3289 -2072 e converse com alguém da equipe para que vc tire suas dúvidas sobre a Síndrome e o Tratamento. Abraços Suely Mesquita

09/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Luciana, seria interessante vc marcar uma consulta com a equipe do Hospital de Olhos para fazer uma avaliação completa e a necessidade do uso dos filtros espectrais. Entre em contato com 31 3289 -2072 e converse com alguém da equipe para que vc tire suas dúvidas sobre a Síndrome e o Tratamento. Abraços Suely Mesquita

09/07/09

..................................................................................

renata aparecida constancio renata aparecida constancio
belo horizonte - MG

tenho uma filha de 09 anos que apresenta dificuldades no aprendizado,ja levei a varios medicos como pediatra,neuro,psicologo e nenhum fez o diagnostico da minha filha.ela ja perdeu um ano na escola.ela chora por ter vontade de aprender mas nao consegue;o que faço?temo que ela seja dislexia; me ajude por favor,me oriente que nao sei mais o que fazer.

18/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Renata, é interessante que vc faça um diagnóstico mais específico do funcionamento cognitivo de sua filha. Esse procedimento é feito por um neuropsicólogo. Os dados levantados são importantes para saber porque sua filha apresenta tantas dificuldades. Podemos conversar mais especificamente sobre seu caso. Abraços Suely Mesquita

09/07/09

..................................................................................

angela ribeiro angela ribeiro
olinda - PE

Gostaria de saber aonde encontrar aqui em Olinda ou Recife o PEI e se existe um hospital de olhos. Aguardo por uma resposta. Obrigada.

18/06/09

..................................................................................

Leila Guimarães Leila Guimarães
Rio de Janeiro - RJ

Estou procurando saber mais sobre o assunto, pois acabamos de descobrir que o meu neto de 6 anos sofre de Dislexia, como vc pode me ajudar?

24/06/09

..................................................................................

eliete dos santos batista eliete dos santos batista
rio de janeiro - RJ

estou no tratamento com meu filho desde que ele tinha 3 anos de idade,a escola pensou que ele fosse altista mas descobrimos juntos com o neuro que ele tem tdah e agora estamos desconfiados que ele tem dislexia junto tbm com a psciquiatra o que eu posso fazer agora,ele já tomou varios tipos de remedios se trata c vários médicos,neuro,psciquiatra,pscicologo,fonoaudiologa.queria saber se o tdah vem mesmo sempre junto c mas alguma coisa.obrigada.

30/06/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Eliete, Existem muitas pesquisas que apontam para comorbidades com TDAH. Eles podem vir associados com Transtornos de Ansiedade, Desafiativo Opositor, Transtorno de Conduta e etc. Somente o médico poderá detectar se há alguma comorbidade. Abraços

03/08/09

..................................................................................

Sueli de Fátima Caumo Ferrari Sueli de Fátima Caumo Ferrari
Campinas - SP

Suely, Sou coordenadora Pedagógica de uma escola pública no município de Valinhos-SP. Tenho muitos alunos com dificuldade de aprendizagem e alguns apresentam as dificuldades mencionadas em seu artigo. Gostaria de saber se exite algum programa semelhante ao PEI em Campinas-SP. Obrigada Um abraço

01/07/09

..................................................................................

Gilce Porto Gilce Porto
São José - SC

Olá, G

06/07/09

..................................................................................

Gilce Gilce
São José - SC

Olá, Gostaria de saber a onde na região de Florianópolis, poderia realizar uma consulta para diagnosticar a dislexia. Obrigada.

06/07/09

..................................................................................

Rudimar Barros Rudimar Barros
Erechim - RS

Fico contente. Ainda bem que tem pessoas que se preucupão com isso. Não aprendi quaze nada na escola,fiquei com varios coplexos. No proficional tamém não evoluo. Minha vida é difícil, não temho nem como desabafar quem que vai intender, nem aqueles que tabem tem dificuldade não intedem. Por favor se puder me ajudam...

10/07/09

..................................................................................

ana miranda ana miranda
CRUZ ALTA - RS

meu filho tem dislexia comprovada acabei de receber os exames do neuro.nao sei oque fazer ,como proceder na escola .por favor me ajuda. obrigada abraços.

15/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Ana. O psicopedagogo é um dos profissionais que fazem o contato com a escola e que pode orientar os profissionais de como tratar essa criança. Se vc quiser, entre em contato comigo por email suely.mesquita@aprendizagemecia.com.br para mais orientações. Abraços

03/08/09

..................................................................................

vilma cordeiro da silva vilma cordeiro da silva
guaratuba - PR

Boa tarde!Sou professora pedagoga atualmente afastada das minhas funções para aperfeiçoamento no PDE(Programa de Desenvolvimento Educacional)e preciso desenvolver um projeto de implementação que venha de encontro aos problemas da minha escola. Procurando subsídios p/ auxiliar professores, pais e alunos, escolhi a dislexia,porque além de termos alunos disléxicos e sentir uma necessidade crescente de me aprofundar sobre o tema, percebo que os professores das classes comuns tmb ñ possuem tal conhecimento, precisando de orientações adequadas p/ trabalhar proveitosamente com seus alunos. Lendo seu artigo fiquei imensamente feliz pois depois de algumas leituras,encontrei algo realmente inovador na área. Logo mais entrarei nos sites recomendados mas gostaria por gentileza, de manter contato, saber da possibilidade de cursos aqui no PR e tmb orientações de práticas pedagógicas p/ aplicar com os alunos disléxicos. Desde já agradeço imensamente pela atenção! Um abraço! Vilma

22/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Preza Vilma, que bom que existem pessoas guerreiras como você, que não desistem nunca !! Parabéns pelo seu trabalho !!

03/08/09

..................................................................................

Poliana Almeida Poliana Almeida
Ubatuba - SP

Suely, estou fazendo um curso de psicopedagogia e como uma futura psicopedagoga, gostaria de saber o que devo fazer para ajudar um aluno comprovado dislexo em sala de aula. Um abraço!!

24/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Poliana, Que bom que iremos engrossar o time dos psicopedagogos. Há inúmeras atitudes, estratégias que podem ajudar a uma criança com dislexia ou com qualquer dificuldade aprendizagem. A lista é grande. Por isso seria interessante vc me enviar um e-mail para podermos conversar um pouco mais sobre o assunto. suely.mesquita@aprendizagemecia.com.br Abraços

03/08/09

..................................................................................

Dinorah Lau Dinorah Lau
Niterói - RJ

Suely, ao ler seu artigo fiquei surpresa em encontrar algumas das minhas dificuldades. Tenho boas ideias, tanto que alguns amigos aconselham-me a escrever um livro. Mas o problema é esse! Tenho muita dificuldade de sistematizá-las. No PC nem se fala! Escrevo no caderno e depois digito... Não consigo criar diante da tela do PC. Minha mente bloqueia... Isso é problema?

27/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Prezada Dinorah, Isso é problema quando chega a atrapalhar sua vida social e profissional. É preciso investigar se não há outras dificuldades de ordem cognitiva ou emocional. Para isso é interessante vc fazer uma avaliação multidisciplinar principalmente de ordem neuropsicológica para investigar essa sua dificuldade. Abraços Suely Mesquita

03/08/09

..................................................................................

Elaine Elaine
Colider - MT

Suely, adorei ler seu artigo, pois encontrei +/- o que preciso. Estou fazendo um projeto de monografia com este tema, e estou sentindo dificuldades nas fundamentações teoricas, pois para nos tudo é muito novo. Ja trabalho em uma escola da rede municipal com alunos dislexos. Gostaria de algumas dicas sua, se puder! obrigada!!!

30/07/09

Suely Mesquita
Belo Horizonte -

Você poderá entrar em contato comigo através do email:suely.mesquita@aprendizagemecia.com.br Trocaremos figurinhas ... Abraços

03/08/09

..................................................................................

ezequiel gomes filho ezequiel gomes filho
baixo guandu - ES

boa noite; suely, minha filha de 10 anos, nao consegue de maneira alguma acompanhar as outras criancas na escrita em sala de aula, ela fica muito dispersiva. gostaria de mais informacoes.

31/07/09

Suely Mesquita
-

Prezado Ezequiel, Seria interessante sua filha passar por uma avaliação multidisciplinar para detectar os problemas relacionados com a aprendizagem. Essa avaliação pode ser feita pela equipe onde tenha fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo. Daí então é interessante ver a necessidade de um acompanhamento médico ( neurologista ou outros) que possam somar a esse diagnóstico. Abraços

03/08/09

..................................................................................

suhaylla oliveira suhaylla oliveira
Anapolis - GO

ola gostari muito de saber mais a respeito do curso de dislexia q esta acontecendo em Goiania Go. pois tenho uma irma com dislexia e nao sei quem devo procurar aqui, ja procurei alguns profissionais como psicologa neurologistas fonos e nao sabiam avaliar a dislexia, entao talves neste curso eu consiga informaçoes pra ajudar minha irma q tem 12 anos e cursa a SEGUNDA SERIE.

04/08/09

sheila
GOIANIA - GO

CARA Suhaylla, sou psicopedagoga e atendo e faço acompanhamento escolar com crianças e adolescente que apresenta dislexia. Pp Sheila

06/08/09

..................................................................................

IRLEN IRLEN
SAO PAULO - SP

OLA SUELY SOU UM HOMEM AQUI DE SP. ENXERGO BEM GRAÇAS AO BOM DEUS. MAS O INCRIVEL É QUE ME CHAMO IRLEN. ISTO MESMO FIQUEI SURPRESO AO VER MEU NOME POR AI.RS. LEGAL BONITO TRABALHO O SEU ABRAÇOS MANDE NOTICIAS. VC É BELA PARABENS.

18/08/09

..................................................................................

elessandra oliveira ferreira elessandra oliveira ferreira
centralina - MG

oi tenho dificuldade escrita e leitura gostaria de saber sobre dislexia e a pei

26/08/09

..................................................................................

irlen novaes irlen novaes
sp - SP

BOM COMO VC JA VIU. MEU NOME É IRLEN. GOSTARIA DE SABER PORQUE COLOCARAM O NOME SINDROME DE IRLEN. SEM QUERER CLIQUEI MEU NOME NO GOOGLE E DESCOBRI ESTA PAGINA AQUI. OBRIGADO.

26/08/09

..................................................................................

andreia andreia
barra do bugres - MT

Olá, leciono uma 2ª série e tenho um aluno que tem dislexia.Embora não tenho nenhum conhecimento sobre isso, quero saber como lidar com a situação como professora. Pois é muito complicado. obrigada

27/08/09

..................................................................................

Solange.amorim@hotmail.com Solange.amorim@hotmail.com
Passos - MG

Quero q me mande o material falando sobre esse material . Trablho na APAE de Passos MG Bjos

06/09/09

..................................................................................

Ângela Rosa de Lima da Maia Ângela Rosa de Lima da Maia
Joinville - SC

Gostaria de saber mais sobre o PEI e também sobre os filtros. Sou professora de apoio pedagógico, e acredito que essas "estratégias" seriam muito úteis ao meu trabalho.

13/09/09

..................................................................................

Fani Grunbaum Fani Grunbaum
Belo Horizonte - MG

Suely, tive a oportunidade de ouvi-la no Encontro de Enriquecimnto em 15 de agosto, no Hospital de Olhos. Fiquei muito interessada no PEI e gostaria de saber se você ministra cursos sobre o assunto. Fui professora por 35 anos, trabalhando sempre e somente com a alfabetização e hoje tenho um consultório onde atendo crianças com dificuldades ligadas à alfabetização e principalmente à leitura. Durante estes anos consegui fazer um material bem interessante que ajuda muito nessas questões.Gostaria de ter mais recursos para desenvover meu trabalho. Obrigada pela atenção e parabéns pelo seu trabalho! Abraços, Fani Grunbaum

16/09/09

..................................................................................

Vilma Campos Vilma Campos
Cabo Frio - RJ

Será que sou disléxica? sempre confundi palavras parecidas e já fui motivo de gargalhadas na sala de aula porque troco os significados das palavras, entendo esteróides por corticóides, enfisema por fimose, por isso o professor riu de mim na turma.Que ele nunca viu isso na medicina, fimose pulmonar. Troco especular por ejacular, assinar por assassinar. E fico muito exausta lendo. Não tenho erros de português e sim, confundo palavras e canso quando faço provas em concurso. Sou considerada inteligente mas nos concursos, qdo chega na metade da prova, cansei. Obrigada! Vilma

28/09/09

..................................................................................

ana claudia ana claudia
santa ines - BA

eu gostaria de levrameu filho de um medico em salvador bahia para saber realmente se ele tem dislexia ou nao estou muito preculpado com ele pois ele tem muitas dificuldades na escola outras coisas

30/09/09

..................................................................................

mazarelo mazarelo
contagem - MG

minha filha ja foi diagnosticada pelo hospital de olhos e não alcançou um resultado tão esperado por nós pais o que mais fazer? se as escolas não estão preparadas e recusam fazer as provas orais, obrigada

06/10/09

..................................................................................

Marta Lima Marta Lima
Ceilândia - DF

Sou pedagoga e tyenho muito interesse no PEI, gostaria de saber qual instituição oferece o curso aqui no DF. Obrigada Marta

10/10/09

..................................................................................

Lenilda Chaves Lenilda Chaves
Passos - MG

seu relato é importantissimo, gostaria de receber mais informações, pois gostaria de fazer um estudo sobre dislexia,e tenho interesse no PEI, e gostaria de fazer o curso, obrigada Lenilda

27/10/09

MARIA IVANILDA GOMES LIMA
SÃO PAULO - SP

Suely, Gostei muito do seu relato e fiquei interessada no PEI e gostaria de saber mais sobre ele. Como posso obter maiores informações? Pois estou fazendo meu TCO Sobe Dislexia Aguardo sua resposta. Obrigada Ivanilda - SãoPaulo

04/04/10

..................................................................................

Adriana Adriana
Jaboatão dos guararapes - PE

Gostaria de saber mais sobre o pei.e se tenhe aqui em Recife obrigada Adriana.

11/11/09

..................................................................................



e-mail:
senha:
Esqueci minha senha

Entre os dias 23 e 26 de outubro aconteceu a 21ª edição do Curso de DARV


Saiba como foi

A Fundação HOlhos totaliza cerca de 1.525 profissionais capacitados, de 20 estados brasileiros


Saiba como foi

Fundação Hospital de Olhos inicia capacitação de professores da rede municipal de ensino de BH.


Saiba mais

O Curso de SDP, nos dias 13 e 14 de agosto, esclareceu a relação entre SDP e aprendizagem.


Saiba como foi

Sistema proprioceptivo foi tema de curso promovido pela Fundação Hospital de Olhos.


Saiba como foi
cursos anteriores

Rua da Paisagem, 220. Vila da Serra - Belo Horizonte / MG   Telefone: (31)3289-2000